Quem quer emagrecer ou aumentar a quantidade de massa magra no corpo costuma seguir uma dieta restrita para alcançar os objetivos. No entanto, existem muitos mitos sobre alimentação que envolvem o regime e que, muitas vezes, acaba atrapalhando as metas estipuladas para a perda de peso. Confira 5 mitos abaixo:
5 mitos sobre alimentação que atrapalham a dieta

Foto: Divulgação
1 – Comer menos e se exercitar mais ajuda a emagrecer
A afirmação é um mito, pois, para perder peso, é preciso modificar seu estilo alimentar. Ou seja, ingerir uma quantidade muito pequena de comida durante algum tempo faz você perder massa muscular e, quando sair da dieta, o peso será recuperado na forma de gordura. “O truque é aprender a ajustar o metabolismo e usar a capacidade natural que o organismo tem de queimar calorias. Isso nos ajuda a emagrecer e a permanecer saudáveis”, ensina o médico Mark Hyman, autor do livro Ultra-metabolismo.
2 – Todas as calorias são iguais
De acordo com o especialista, não é a quantidade de calorias que faz a diferença em termos de ganho ou perda de peso, mas o tipo de caloria ingerida. Nesse sentido, os alimentos integrais (aqueles não-processados, que se encontram o mais próximo possível de seu estado natural) são os melhores para favorecer o emagrecimento.
3 – Comer gordura favorece o ganho de peso
Também na lista sobre mitos da alimentação, essa afirmação também não passa de um mito, já que nem toda gordura faz mal. Além disso, até hoje, não há provas científicas que sustentem a ideia de que uma dieta restritiva nesse aspecto contribua para o emagrecimento e para a saúde. Mais uma vez, trata-se do tipo consumido: os ácidos graxos ômega-3 (presentes em peixes, sementes de linhaça e nozes) aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer. Já as gorduras trans são muito prejudiciais para o funcionamento do organismo e podem até causar inflamações e diabetes.
4 – Evitar o consumo de carboidratos ajuda na dieta
Faz parte dos mitos sobre alimentação, pois, há tipos diferentes de carboidratos. Segundo Hyman, estes são os alimentos mais importantes para a saúde em longo prazo, mas os carboidratos que são altamente processados e refinados (e predominam na alimentação moderna) deixam o metabolismo mais lento. “A maior parte dos carboidratos benéficos provém de alimentos integrais de origem vegetal”, diz.
5 – Pular refeições ajuda a perder peso
Com a correria diária, muitas pessoas não têm tempo de se alimentar no decorrer do dia e acabam pulando algumas refeições, como o café da manhã, por exemplo. E a consequência disso é a ingestão da maior parte das calorias antes de ir dormir. Para o médico, o café da manhã deve ser tomado todos os dias e o consumo de alimentos e calorias, dividido uniformemente ao longo do dia.
LEIA TAMBÉM:
- Alimentação antiestrias: confira a dieta que acaba com essas marquinhas!
- Incluir proteína na dieta ajuda a perder peso; veja orientações de nutricionistas
- Dieta da NASA: conheça o método que fez Luciano Camargo secar 10 kg