Connect with us

O que você está procurando?

A menopausa se caracteriza pelo não funcionamento dos ovários, que param de funcionar de um dia para o outro. Confira 5 respostas sobre o tema!
- Foto iStock.com/Getty Images

Menopausa: especialista responde 5 perguntas sobre o tema

A menopausa se caracteriza pelo não funcionamento dos ovários, que param de funcionar de um dia para o outro. Confira 5 respostas sobre o tema!

A menopausa se caracteriza pelo não funcionamento dos ovários, que, a partir de determinado momento da vida, param de liberar óvulos e hormônios. “A parada na produção de hormônios é imediata. De um dia para o outro os ovários simplesmente param de funcionar”, explica o ginecologista e obstetra Sérgio dos Passos Ramos. A seguir, veja as respostas de outras dúvidas frequentes sobre o assunto.

teclado escrito menopausa

Foto iStock.com/Getty Images

1 – A menopausa ocorre a partir de que idade?

A idade normal da menopausa é a partir dos 40 anos, sendo que no Brasil a média é aos 45 anos. A tendência atual é que as mulheres menstruem até mais tarde. É importante ressaltar que não existe relação entre a idade da primeira menstruação e a idade em que acontece a menopausa, como muitas acreditam. (Algumas mulheres imaginam que quanto mais cedo ocorre a primeira menstruação, mais cedo também chegarão à menopausa).

2 – Quais os principais sintomas?

O principal, e que mais incomoda, é o fogacho (calor). É uma onda de calor insuportável, que vem de dentro para fora, acontece nas horas mais impróprias, deixa o rosto vermelho e faz a mulher suar intensamente, molhando o rosto e as roupas. Outros sintomas são a secura vaginal, diminuição da libido, perda de brilho da pele, enfraquecimento e queda dos pelos, inclusive do cabelo. A depressão é outra manifestação que pode aparecer em um número significativo de mulheres.

3 – Como amenizar os sintomas?

Pesquisas científicas mostram que a reposição do hormônio feminino é o principal meio para evitar o calor. Ainda na manutenção da saúde da pele, cabelos e órgãos sexuais, também é o hormônio que oferece os melhores resultados.

Leia também:

4 – Existem formas de retardar a menopausa?

Infelizmente, não. Pode ser que os avanços nas pesquisas com DNA possam trazer alguma luz para o futuro.

5 – Qual a importância do tratamento?

Sabe-se que o tratamento com hormônios é mais efetivo quanto mais cedo for iniciado. Existe a chamada “janela de oportunidade”, que é o momento certo de se tratar, obtendo bons resultados em relação aos ossos, aparelho cardiocirculatório, colágeno (pele, mucosas e pelos) e depressão. Mas a maioria das mulheres espera os sintomas se tornarem insuportáveis para procurar auxílio médico. Nesses casos, os benefícios são muito menores.

 

 

Consultoria Sérgio dos Passos Ramos, médico especialista em ginecologia e obstetrícia pela Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

Advertisement

Estilo de vida

Dentre os cuidados relativos à saúde masculina está a atenção à próstata. Confira quais são os 3 principais problemas que atingem a região e seus sintomas.

Estilo de vida

Óleo de Prímula: poderosa arma contra a TPM, o óleo obtido a partir das sementes dessa flor ainda tem ação anti-inflamatória, melhorando dores crônicas

Estilo de vida

Os agrotóxicos estão presentes em muitos alimentos e não somente nos derivados de plantações. Entenda mais sobre os danos que eles podem causar à saúde!

Estilo de vida

O mel é um grande remédio natural, tanto para prevenir como para tratar algumas doenças. A prova disso é o seu uso medicinal. Confira mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Fernanda Souza contou que tinha dores e incômodos com os seios grandes. Se você também deseja reduzir as mamas, entenda mais sobre essa cirurgia!

Estilo de vida

Para fugir de irritações, basta usar ingredientes naturais na limpeza da casa. Eles são baratos, não agridem o meio ambiente e nem possuem cheiro forte.

Estilo de vida

Existem mais de 150 sintomas relacionados à TPM e ainda vários tipos. Conheça os 4 mais comuns e aprenda a combater os sintomas.

Estilo de vida

A higiene da cozinha pode influenciar a qualidade dos alimentos, pois ela pode ser foco de contaminação. Veja algumas dicas de limpeza!