Memória: por que é importante não deixá-la enferrujar?

Imagine ter uma memória ótima e começar a ficar mais esquecido pois não treinou essa habilidade. Veja por que é importante não deixá-la enferrujar

- FOTO: Shutterstock Images

Diferentemente dos exercícios voltados para desenvolver músculos, melhorar sua capacidade de guardar memória não exige, necessariamente, derramar uma gota de suor – mas não quer dizer que seja livre de esforços.

O espe­cialista em ginástica cerebral Geomacel Carvalho aponta que não há apenas uma técnica que ajudará a se recordar das suas lembranças, mas, sim, uma série de métodos: “você pode treinar o cérebro sempre fazendo coisas novas – ele não gosta de rotina”, afirma.

cérebro brilhante - memória.jpg

FOTO: Shutterstock Images

Comece já a treinar a memória

Sandra frisa que não se deve esperar os sin­tomas chegarem junto com uma idade avançada para começar a treinar a memória. Conforme as necessidades físicas aparecem, os exercícios cerebrais são mais indicados para reforçar as sinapses – a comunicação entre os neurônios no cérebro. “A demência senil e outras doenças neurodegenerativas podem ser desencadeadas antecipadamente se não houver essa atenção”, completa a psicóloga Sandra Benevento.

Nesse caso, esquecer onde colocou as chaves de casa pode não ser o maior dos problemas. Quando se fala em perda de memória, imedia­tamente se faz uma conexão com o Alzheimer. E não é por menos: com o diagnóstico, uma nova rotina se forma na vida dos familiares da pessoa com o transtorno.

Por ainda não ter cura, Sandra ressalta que “assumir o cuidado de alguém com esse distúrbio não é uma tarefa fácil, pois exige por parte do cuidador, dedica­ção, motivação e muito apoio”. Mesmo que não haja uma luz no fim do túnel, não quer dizer que todo o caminho deve ser percorrido no escuro – “acompanhar nas terapias, conversar sobre a doença, são ações que podem retardar o problema”, finaliza a profissional.

 

Saiba mais!

Memória: confira seus principais vilões

7 truques para desenvolver a memória!

Cérebro nota 10: andar de moto pode turbinar memória e concentração

 

Texto e entrevistas: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Geomacel Carvalho, espe­cialista em ginástica cerebral; Sandra Benevento, psicóloga

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência