Mãe e filho conectados desde o ventre: construa essa ligação!

É muito importante que o bebê se sinta amado e querido pelos pais. Saiba como criar um vínculo entre mãe e filho antes mesmo de ele nascer!

- Mostre todo seu amor pelo bebê antes mesmo de ele nascer! | Foto: Shutterstock

Por falta de informação, poucas mulheres sabem que é necessário criar um elo com o filho antes mesmo de ele nascer, pois mesmo dentro da barriga, a falta de carinho e atenção pode gerar sentimentos de tristeza, solidão ou rejeição. No livro Gestação à Luz do Afeto, pela editora Edicel, a psicóloga Anabela Sabino ensina como criar essa ligação entre mãe e filho tão importante durante a gestação. Veja algumas dicas!

Preparação

Para iniciar o contato com o bebê, é preciso preparar o corpo. “Para conversar com ele, feche os olhos, coloque as mãos sobre o ventre, acariciando-o. Diga ao bebê que de agora em diante vocês estarão mais próximos um do outro”, orienta a psicóloga, que acrescenta: “Você pode se comunicar com o bebê em voz alta ou pelo pensamento. Mas tente das duas formas; procure descobrir ou criar a que melhor se adapte a vocês”.

Relaxamento físico e mental

Realize os exercícios de comunicação com o seu bebê num tempo em que você esteja sem pressa e num ambiente tranquilo. “Providencie música de fundo instrumentalizada e diminua a luz do ambiente”, aconselha Anabela. Estes exercícios ajudam a criar confiança, tranquilidade e segurança para mãe e filho. Sente-se com a coluna reta e os dois pés apoiados no chão. Feche os olhos e sinta sua respiração, observando seu ritmo natural. Sinta seus músculos relaxarem cada vez mais.

Bons pensamentos

Segundo a autora, “quando pensamos com frequência sobre algo que queremos realizar, aumentamos as oportunidades de consegui-lo”. Portanto, tenha em mente tudo o que deseja de bom para sua vida e para a vida do bebê. Imagine-se num lugar tranquilo. Pode ser num campo, numa praia, num jardim florido. Imagine o céu, as sombras das árvores, os raios de sol, a brisa refrescante. Esse lugar é um excelente cenário de conexão com seu filho.

Grávida num jardim acariciando a barriga

Bons pensamentos ajudam no vínculo com o bebê | Foto: Shutterstock

Fortalecendo vínculos entre mãe e filho

Anabela indica que a mãe deve estar em constante comunicação com o filho para que ele se sinta querido. Fale com o bebê sobre coisas que você gosta, seu trabalho, sua família. Conte os pontos positivos de cada um. Deixe a mente solta e use a linguagem do coração.

Hora do parto

De acordo com a psicóloga, “grande parte da dor sentida durante as contrações está associada à maneira tensa com que são recebidas”. O corpo deve aceitá-las como algo natural e necessário. Convide o bebê a fazer parte do mundo aqui fora. Somente o útero deve se contrair, o resto do corpo deve se manter relaxado. Mantenha-se calma e não lute contra as contrações.

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência