Connect with us

O que você está procurando?

O leite materno pode deve ser exclusivo na alimentação do bebê até os 6 meses de vida, justamente por conferir inúmeras vantagens à saúde.
- FOTO: Shutterstock Images

Leite materno: combate infecções e aumenta a imunidade

O leite materno pode deve ser exclusivo na alimentação do bebê até os 6 meses de vida, justamente por conferir inúmeras vantagens à saúde.

O leite materno proporciona diversos benefícios para o desenvolvimento infantil. Isso você já sabia! A novidade agora é que cientistas norte-americanos descobriram algo a mais: no leite materno existe uma rede de moléculas bioativas específicas, as quais ajudam a combater infecções e inflamações, amenizam dores, fortalecem a imunidade e abreviam o tempo de cicatrização de feridas.

 

Leite materno garante nutrientes que ajudam no desenvolvimento infantil

FOTO: Liquid Library Other Imagens

 

Os pesquisadores ainda procuraram por essas mesmas substâncias no leite de vaca e fórmulas preparadas, no entanto, não detectaram a presença dessas moléculas em ambos os casos.

De acordo com Charles Serhan, um dos autores da pesquisa, os resultados indicam que essas substâncias são admiráveis por controlar inflamações, infecções e estimular o desenvolvimento imunológico. Com isso, ao conhecer essas moléculas e a presença delas no leite materno humano, é possível que novos tratamentos para inflamações e infecções sejam desenvolvidos.

 

SAIBA MAIS:

Como resolver os problemas para amamentar

Amamentação: cuidados com o bebê

Aprenda a recuperar a boa forma após o parto

 

Leite materno é sinônimo de saúde

O leite da mãe é um alimento completo que garante o crescimento e desenvolvimento saudável, é de fácil digestão, diminui o risco de desenvolver diabetes, hipertensão, doenças do coração e obesidade na vida adulta, reduz a incidência e gravidade de diarreia, infecção respiratória, otite (inflamação no ouvido), colites e alergias e é essencial para o amadurecimento da função oral (fala e mastigação).

A recomendação é o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e, a partir dessa idade, deve ocorrer a introdução de alimentos complementares, mantendo-se a amamentação até 18 ou 24 meses.

 

Texto: Jéssica Frabetti e Isabelle Hoffmann/Colaboradora

Advertisement

Estilo de vida

Gaten Matarazzo, o Dustin, de Stranger Things, tem displasia cleidocraniana. Entenda o que é, causas e tratamentos da doença!

Estilo de vida

Os aplicativos podem ser encontrados para as mais variadas finalidades, inclusive cuidar da saúde. Conheça opções para proteger o organismo.

Estilo de vida

A síndrome de Burnout caracteriza-se pelo esgotamento relacionado ao trabalho e pode ser confundido com estresse e depressão. Conheça os sintomas.

Estilo de vida

Uma rotina corrida propicia um ambiente bastante favorável para aumentar a tensão e, consequentemente, desenvolver o estresse

Estilo de vida

Reeducação alimentar não significa fazer dieta. Você pode perder peso apenas se adaptando a uma nova forma de alimentação.

Estilo de vida

Alguns transtornos mentais são pouco conhecidos pela população. Entretanto, eles possuem algumas características um tanto quanto peculiares.

Estilo de vida

Conheça os tipos de uva, um alimento que faz bem para o coração e a memória, fortalece o sistema imunológico e previne tumores!

Estilo de vida

O segredo para controlar os radicais livres, são os alimentos antioxidantes. Além de manterem as células em ordem, trazem outros benefícios para a saúde.