Kickboxing: confira como essa luta pode melhorar sua qualidade de vida

Kickboxing vem sendo uma opção para as mulheres que querem perder peso. É uma alternativa saudável para quem quer investir em musculação. Confira!

- Foto istock.com/getty images

Se antes as aulas de lutas eram frequentadas por um público exclusivamente masculino, atualmente as mulheres também invadiram as academias atrás desses esportes. “Nas academias onde o kickboxing é oferecido como uma alternativa de melhora da qualidade de vida e para fins estéticos, a procura feminina é bem maior, atingindo cerca de 80%”, revela o personal trainer Lincoln Cavalcante. Que tal descobrir tudo o que o esporte pode fazer por você?

 

mulher lutando box

Foto: iStock.com/Getty Images

 

Esporte enérgico

O kickboxing não é uma luta milenar, surgiu nos Estados Unidos na década de 70, com inspirações no karatê e taekwondo. O personal trainer afirma que são diversos os motivos que levam as mulheres a procurarem as aulas do esporte, mas o estético é o principal deles. “O kickboxing é uma injeção de motivação e faz com que aumente muito o gasto calórico, o que facilita o emagrecimento e a definição muscular. Isso tudo de uma maneira bem descontraída, fazendo com que as pessoas aprendam a lutar sem o intuito competitivo e ainda se beneficiem mental e fisicamente”, garante Cavalcante.

Trabalho intenso

Os músculos mais trabalhados durante a aula são os dos braços, pernas e abdome, já que os membros são usados em combinações de ataques e defesas. Por sua vez, o abdômen pode ficar bem definido devido à rotação do tronco feita a cada movimento e por conta da ativação das fibras musculares abdominais proporcionada pelo intenso trabalho respiratório. “Para um aluno intermediário, é possível perder cerca de 700 calorias em 1 hora de aula”, explica o personal. No mês, a perda pode chegar a 2kg.

 

mulher lutando kickboxing

Foto: iStock.com/Getty Images

 

Nada de violência!

O professor garante que as aulas de lutas têm regras. A fundamental é o respeito, o que faz com que o aluno leve ideais de ordem e educação também para fora da academia.

Proteção

Para realizar as aulas de kickboxing, é ideal que as mulheres se preocupem em prevenir fraturas e machucados. É necessário o uso de bandagem para as mãos, para proteger os punhos e a parte da frente da mão, além das tradicionais luvas.

 

Leia também: 

 

Aula em três passos

  1. Aquecimento: os exercícios visam ganho de qualidade física. São os treinos com corda, socos com elástico e exercícios funcionais.
  2. Parte principal: constituída por prática de socos e chutes, seguindo uma ordem de movimentos técnicos, em que os alunos aprendem ataques e defesas.
  3. Volta à calma: visa o alongamento dos músculos e o relaxamento do corpo

 

Consultoria: Lincoln Cavalcante, personal trainer

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência