Connect with us

O que você está procurando?

Você já passou por uma situação embaraçosa de não conseguir segurar o xixi? Saiba que a incontinência urinária pode estar relacionada ao excesso de exercícios físicos!
- FOTO: Shutterstock.com

Incontinência urinária: o que pode desencadear o problema?

Você já passou por uma situação embaraçosa de não conseguir segurar o xixi? Saiba que a incontinência urinária pode estar relacionada ao excesso de exercícios físicos!

“Segundo a Sociedade Internacional de Continência (ICS), a incontinência urinária é definida como qualquer perda involuntária de urina”, explica a médica Cristiane Lima Pinheiro. Além dos fatores físicos e emocionais que desencadeiam esse problema, o excesso de exercícios físicos também pode ocasionar a incontinência. Saiba como se prevenir!

mulher com o dedo da boca e cara de preocupada

FOTO: Shutterstock.com

Como acontece a incontinência

“O excesso de determinadas práticas desportivas, como as atividades de alto impacto (atletismo, tênis, jumpping, vôlei e corrida), pode provocar a incontinência urinária. A explicação é que, segundo os estudiosos, as mulheres possuem um limiar de continência que corresponde a quantidade e ao tempo que os músculos do períneo suportam esforços e impactos repetitivos. Se esse limiar é excedido, esses músculos ficam fadigados e perdem sua eficiência, principalmente se não tiverem sido preparados para essas condições”, explica.

Prevenção da incontinência urinária

É feita por meio de fisioterapia uroginecológica ou pélvica, que consiste em exercícios do assoalho pélvico, eletroestimulação e cones vaginais”, indica Cristiane. Ela aconselha também que, se você não estiver preparada fisicamente, não deve se exceder nos exercícios.

Precisa tratar!

A incontinência urinária leve, se não for tratada no início, pode evoluir para uma incontinência moderada à grave, que são perdas urinárias em maior quantidade e mais frequentes. Além disso, se a mulher não fizer um trabalho de fortalecimento do assoalho pélvico, a longo prazo, ela pode apresentar distopias genitais, que são a queda dos órgãos pélvicos, como por exemplo, a bexiga caída”, reforça a especialista.

LEIA MAIS:

 

Advertisement

Estilo de vida

Os efeitos do cigarro no organismo são tão nocivos que podem levar à morte. Quer mais motivos para abandonar o vício? Listamos 10!

Estilo de vida

Alimentação inadequada durante a gestação aumenta os riscos de doenças genéticas no bebê. Veja os problemas mais comuns causados pela má alimentação.

Estilo de vida

O autoexame é simples e pode ser feito em casa. Confira o passo a passo e lembre-se: ao observar qualquer alteração, procure um mastologista.

Estilo de vida

É preciso atentar-se ao que o bebê come, pois a qualidade da alimentação começa cedo. Descubra como seu bebê deve alimentar-se em cada fase!

Estilo de vida

Conheça 6 canais fitness no YouTube que irão tirar suas dúvidas, dar ideias e motivar você a ter uma vida mais saudável. Confira!

Estilo de vida

Os métodos de depilação variam, e para saber qual é o ideal para você, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens de cada um. Confira!

Estilo de vida

A medicina mundial não encara mais a menopausa como parte inevitável da velhice. Conheça os sintomas e o porque dessa mudança!

Estilo de vida

Você já ouviu falar no conceito de que o cérebro "morre" aos 27 anos? Entenda melhor o que está por trás dessa teoria e saiba como prevenir esse mal