Connect with us

O que você está procurando?

Todos passamos por momentos em que não temos vontade nem de levantar da cama. Mas o que é possível fazer para passar por cima desse desânimo?
- FOTO: iStock.com/Getty Images

De onde tirar a força para espantar o desânimo?

Todos passamos por momentos em que não temos vontade nem de levantar da cama. Mas o que é possível fazer para passar por cima desse desânimo?

Se você sente desânimo, vale questionar o porquê. Em um primeiro momento, a investigação passa por causas físicas. O real motivo pode ser uma deficiência de nutrientes, resultante da má alimentação. Ou, então, consequência de poucas ou mal dormidas horas de sono. Existe até a chamada síndrome da fadiga crônica, que, além da disposição, afeta a memória.

Por outro lado, faz-se necessário investigar se, na verdade, o desânimo é psicológico. “Deve-se diferenciar a preguiça da apatia, que é caracterizada por inatividade, falta de afeto e indiferença generalizada. O sujeito apático não tem motivação e precisa ser orientado, pois trata-se de uma condição que pode indicar doenças neurológicas e psiquiátricas”, alerta Andrea Borba, psicóloga. Por trás de tudo, há o risco de depressão e outros males de cunho emocional.

mulher-espantar-desânimo-feliz-preguiça-força

FOTO: iStock.com/Getty Images

Surge daí a importância de se determinar um sentido especial para a própria vida e para agir, principalmente quando é fácil arranjar alguma desculpa. Muita gente encontra tal propósito na religião, no entanto, não se trata de uma regra e há quem o faça por outros caminhos.

“Cada vez que um estímulo gera uma recompensa prazerosa, a pessoa se sentirá motivada a partir em busca dela novamente. Entretanto, nem sempre é possível viver apenas pensando no prazer. Cada indivíduo deve buscar seus ideais, concretizar seus sonhos e ter metas a curto, médio e longo prazo. Tudo para que possa sentir-se motivado, viver de forma prazerosa e equilibrar-se entre razão e emoção”, aconselha a psicóloga.

“A região límbica do cérebro, associada ao prazer, sempre busca recompensa imediata, enquanto o córtex frontal nos ajuda a avaliar melhor e a pensar no futuro. Entretanto, nosso instinto sempre nos faz valorizar o presente”, descreve Geomacel Carvalho, especialista em ginástica cerebral. A solução? Embarcar em um círculo vicioso positivo: “A dica é observar a alegria que você sente quando consegue vencer a preguiça. Levante cedo, vá até a academia e comemore! Logo, os hormônios liberados pelo corpo durante a atividade irão proporcionar uma sensação de bem-estar (a curto prazo) e os resultados na forma física (a longo prazo) vão motivá-lo cada vez mais”, garante o especialista.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Marcelo Ricciardi/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevistas: Marcelo Ricciardi e Vitor Manfio/Colaboradores – Consultorias: Andrea Borba, psicóloga; Geomacel Carvalho, especialista em ginástica cerebral e coordenador pedagógico do método SUPERA (ginástica cerebral)

Advertisement

Estilo de vida

Uma vida baseada no positivismo significa também ter uma maior flexibilidade para lidar com os problemas do dia a dia. Veja as vantagens desse pensamento

Estilo de vida

Somos passíveis de falhas e cometemos erros em nossos disa. Se você está sentindo arrependimento, reconheça seus erros e faça essas orações para ser feliz!

Entretenimento

Rumor sobre o fim do casamento de um dos casais mais cobiçados de Hollywood, Angelina Jolie e Brad Pitt, causa comoção na Internet

Estilo de vida

A ideia de que o pensamento positivo pode trazer bons frutos no dia a dia pode ser ilusão para alguns, mas não é o que diz a Lei da Atração

Entretenimento

O prêmio da Mega-Sena está acumulado em R$ 36 milhões e, com esse valor, é possível fazer inúmeras coisas, inclusive viajar pelo mundo 1200 vezes!

Estilo de vida

É importante ter em mente que a positividade pode abrir muitas portas na sua vida, mas também não é a solução para todos os problemas

Entretenimento

No dia de hoje, uma das maiores e mais famosas séries de televisão do mundo completa 22 anos de seu lançamento. Estreada em 22 de setembro de 1994,

Entretenimento

O que você faria se tivesse que abrir mão do seu animalzinho por um relacionamento? Essa moça não pensou 2 vezes e desistiu do casamento por sua cadelinha