Connect with us

O que você está procurando?

A fibrose pulmonar idiopática é uma doença que provoca o endurecimento dos pulmões, o que prejudica a capacidade respiratória do paciente
- É preciso saber o que a lei diz dobre cancelamento, multas e outros assuntos! FOTO iStock.com/Getty Images

Fibrose pulmonar idiopática: o que é, sintomas e prevenção

A fibrose pulmonar idiopática é uma doença que provoca o endurecimento dos pulmões, o que prejudica a capacidade respiratória do paciente

A fibrose pulmonar idiopática é uma doença de causa desconhecida, mas existem fatores de risco, como tabagismo, exposição ambiental a diversos poluentes, refluxo gastroesofágico, infecção viral crônica e fatores genéticos que contribuem para o seu desenvolvimento.

A doença provoca o endurecimento dos pulmões, que vão gradativamente cicatrizando e perdendo sua capacidade de expansão e contração, o que prejudica a capacidade respiratória do paciente. A fibrose pulmonar idiopática apresenta uma taxa de sobrevida pior do que muitos tipos de câncer, como o de próstata e de mama, e atinge principalmente os idosos, com uma prevalência de cerca de 14 a 43 pessoas a cada 100 mil no mundo.

Embora não haja dados definitivos de prevalência no Brasil, estima-se que entre 13 e 18 mil pessoas tenham fibrose pulmonar idiopática no país, mas, como a doença ainda é subdiagnosticada, é possível que o número seja ainda maior.

A fibrose pulmonar idiopática causa sintomas como falta de ar e tosse.

A fibrose pulmonar idiopática causa sintomas como falta de ar e tosse. FOTO Reprodução

Principais sintomas

Falta de ar, tosse crônica, cansaço constante e dificuldade para realizar atividades cotidianas são sinais frequentemente negligenciados na terceira idade. Por mais comum que seja pensar que estes são efeitos naturais do envelhecimento, é preciso estar atento, pois podem ser indícios de problemas respiratórios sérios. É o caso da fibrose pulmonar idiopática.

Por ser uma doença progressiva, ou seja, que age gradativamente, os pacientes com fibrose pulmonar idiopática se beneficiam muito do diagnóstico precoce. Trata-se de uma doença sem cura cujos sintomas são muito parecidos com os de outras doenças pulmonares, ou até mesmo com condições cardiovasculares, o que torna seu diagnóstico complexo.

A prática de atividades físicas, mesmo que de baixa intensidade, ajuda a recuperar a saúde do pulmão.

A prática de atividades físicas, mesmo que de baixa intensidade, ajuda a recuperar a saúde do pulmão. FOTO iStock.com/Getty Images

Prevenção da fibrose pulmonar idiopática

Manter-se ativo e fazer exercícios, mesmo que de baixa intensidade, são medidas importantes para que o pulmão continue funcionando da melhor forma. É comum que pacientes com doenças respiratórias evitem fazer exercícios, pois costumam sentir desconforto, porém, a prática de atividades mediante avaliação médica é muito importante para a reabilitação pulmonar nesses casos”, afirma o pneumologista da Santa Casa de Porto Alegre (RS), Adalberto Rubin.

Consultoria Adalberto Rubin, pneumologista da Santa Casa de Porto Alegre (RS)

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Entretenimento

O padre Fábio de Melo soltou a voz na Suécia e homenageou o Brasil com a música Evidências, de Chitãozinho e Xororó: "hino nacional brasileiro"

Estilo de vida

Controlar suas emoções não significa ignorá-las ou reprimi-las, mas sim ser capaz de processá-las para que você lide com elas de uma maneira confortável!

Receitas

Dê uma olhada nesta receita de bala de coco gelada! O recheio é de leite condensando com chocolate em pó! Fica uma delícia!

Moda & Beleza

O esmalte que muda de cor com a temperatura está fazendo o maior sucesso, pois ele proporciona um degradê de tons e brilhos muito inesperados

Receitas

Esta receia de palha italiana é uma verdadeira delícia! Você consegue sentir a crocância da massa e o sabor do chocolate à cada mordida!

Moda & Beleza

A peça de cor neutra combina com tudo e deixa o look mais moderno e elegante! Veja como utilizar o blazer branco no dia a dia ou em momentos especiais!

Estilo de vida

Quem opta por estudar em casa corre o risco de perder o foco se não se organizar. Por isso, consultamos especialistas para ajudar a melhorar seu rendimento!

Entretenimento

Paola, Jacquin, Fogaça ou Ana Paula? Faça um teste superdivertido e descubra quem você seria no reality MasterChef Profissionais 2017