Connect with us

O que você está procurando?

A farinha de maracujá é rica em fibras e uma ótima opção para quem quer emagrecer com saúde, pois queima gordura e fortalece o organismo
- Foto: iStock.com/Getty Images

Está comprovado: a farinha de maracujá combate os pneuzinhos!

A farinha de maracujá é rica em fibras e uma ótima opção para quem quer emagrecer com saúde, pois queima gordura e fortalece o organismo

A fama de que o maracujá pode fazer maravilhas pela dieta já vem há um certo tempo. Dona de uma substância calmante chamada passiflora, essa fruta já era bastante conhecida por nocautear a ansiedade e, com isso, prevenir futuros ataques à geladeira. A novidade agora é a descoberta de que os benefícios do maracujá no combate ao excesso de peso não se restringem a essa ação sedativa. Uma pesquisa feita pelo químico Armando Sabaa Srur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comprovou que uma fibra solúvel chamada pectina, encontrada na casca da fruta, é capaz de controlar as taxas de açúcar no sangue, impedir a absorção de gordura e ainda espantar a fome. “Essa fibra absorve água e incha, dando uma sensação de saciedade”, diz a nutricionista Lara Natacci Cunha, da Nutri Vitta Assessoria Nutricional, de São Paulo (SP). Saiba como a farinha de maracujá pode ser uma ótima opção para obter todos esses benefícios!

Pó mágico

Para desfrutar dos benefícios da pectina, é necessário preparar uma farinha a partir da casca do maracujá (veja a receita no quadro ao lado). Esse alimento pode ser incorporado à dieta, misturando 1 colher (sobremesa) a iogurtes light, sucos, caldo do feijão ou nos molhos”, orienta a especialista. “Você ainda pode turbinar sua dieta com outros alimentos ricos em pectina, como laranja, ervilha e maçã”, finaliza.

Prepare a farinha de maracujá

Passo 1: lave alguns maracujás com água clorada ou deixe-os de molho em 1 litro de água com 1 colher (sopa) de vinagre. Enxágue as frutas e retire suas polpas e sementes.

Passo 2: corte as cascas em fatias finas e distribua numa fôrma, deixando-as separadas umas das outras. Leve ao forno a 200ºC por 40 minutos, mexendo duas vezes.

Passo 3: quando as cascas estiverem secas, deixe elas esfriarem e bata tudo no liquidificador até virar pó.

Passo 4: finalize passando a mistura numa peneira fina.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Lara Natacci Cunha, nutricionista da Nutri Vitta Assessoria Nutricional, de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Exercícios na água são benéficos de várias formas. A natação, além de divertida, proporciona saúde e bem estar sem grandes riscos de lesões.

Estilo de vida

Aposte na alimentação para prevenir diversos problemas de saúde. Mude sua alimentação com esse cardápio saudável contra ansiedade!

Estilo de vida

Sabia que é possível deixar suas bebidas mais nutritivas? É só preparar sucos com ervas e turbinar a sua saúde! Aprenda cinco receitas e aproveite!

Estilo de vida

Cada tom presente nos sucos coloridos indica que a bebida possui um nutriente específico. Aprenda a identificá-lo e inclua mais cor à sua alimentação!

Estilo de vida

O suco é uma ótima opção para quem está fazendo dieta. Além práticos, são muito nutritivos e ajudam a perder aquela barriguinha acumulada

Estilo de vida

É possível deixar suas saladas mais saborosas com a inclusão de molhos saudáveis. Pensando nisso, conheça três receitas que vão agradar seu paladar!

Estilo de vida

Incluir receitas de suco rosa na rotina é uma ótima ideia, já que essa bebida, assim como a versão verde, é uma grande aliada da saúde e da silhueta!

Estilo de vida

Um estudo divulgado pela revista científica "Cell Metabolism", apontou que o hormônio do fígado - FGF 21 - é um dos indicadores da compulsão por açúcar