Connect with us

O que você está procurando?

Além de colaborar com a potencialização da memória e do raciocínio, exercícios físicos ajudam a amenizar os sinais do Alzheimer, principalmente no estágio inicial
- Foto: Shutterstock

Exercícios físicos ajudam a amenizar sintomas do Alzheimer

Além de colaborar com a potencialização da memória e do raciocínio, exercícios físicos ajudam a amenizar os sinais do Alzheimer, principalmente no estágio inicial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, no mínimo, 150 minutos de exercícios por semana. Os execícios físicos ajudam muito e podem ser dividido entre os dias, por exemplo: 30 minutos por dia, 5 vezes por semana. Essa quantidade de tempo destinado às atividades físicas é suficiente para promover benefícios ao cérebro.

Cérebro a todo vapor

Além do raciocínio e da memória serem favorecidos, os exercícios físicos ajudam na melhora do humor. Durante a prática, o corpo libera endorfina, um neurotransmissor que age como analgésico natural e dá mais disposição e alegria. Esse efeito pode durar até 12 horas após a atividade física.

Para garantir esse bem-estar e ainda ter uma boa noite de sono, o mais indicado é se exercitar logo de manhã. “Depois de uma noite bem dormida, o organismo está mais relaxado e o metabolismo a todo vapor, já que o corpo precisa de mais energia para realizar as tarefas. Por isso, nesse período os exercícios queimam mais calorias e liberam mais endorfina, ajudando a enfrentar o dia que está por vir”, explica o personal trainer Alexandre Rodrigues.

Exercícios x Alzheimer

Os benefícios da atividade física são tantos que podem inclusive colaborar com pessoas portadoras de Alzheimer. “Principalmente na fase inicial da patologia, quando existe um comprometimento de memória recente, com consequentes distúrbios de memória, déficits de atenção, linguagem, entre outros sintomas, a atividade física diminui o declínio das funções cognitivas dos indivíduos com Alzheimer, trazendo benefícios psicológicos que reduzem sintomas de ansiedade e depressão, constantemente presentes nessa população”, revela o fisiologista Gustavo Barquilha.

Além disso, os exercícios físicos ajudam, também, a melhorar a capacidade funcional, melhorando a realização de atividades do dia a dia, como carregar objetos e caminhar.

Consultorias: Alexandre Rodrigues e Gustavo Barquilha, personal trainers; Texto e entrevistas: Marisa Sei/Colaboradora; Edição: Augusto Biason/Colaborador

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Prática comum entre as mulheres, o hábito de compartilhar maquiagem pode oferecer riscos sérios à saúde. Previna-se das doenças infecto-contagiosas

Estilo de vida

Você sabe o que é câncer renal? Desconhecido pelas pessoas, esse tipo de tumor está sendo discutido na novela O Outro Lado do Paraíso e ganhou notoriedade por não recorrer à quimioterapia. Entenda mais sobre a doença!

Estilo de vida

Conheça a pesquisa sobre câncer de fígado realizada pela Bayer em parceria com o Instituto Oncoguia, visando alertar sobre os dados da doença.

Estilo de vida

Você sabia que alguns ingredientes e substâncias presentes nos alimentos industrializados não devem ser consumidos pelas crianças? Confira!

Estilo de vida

As doenças no coração podem acometer as pessoas de qualquer idade que seja. Para evitar isso, além de deixar de lado hábitos que prejudicam a saúde, é necessário conciliar uma rotina de exercícios com boa alimentação. Confira alguns alimentos que auxiliam a saúde do coração.

Famosos

Depois de ganhar o grande prêmio de mais de 1 milhão de reais, Gleici do BBB 18 contou os detalhes do que pretende fazer com o dinheiro, sua relação com Wagner, família e muito mais. Dá só uma olhada!

Entretenimento

Não é só Mariano de O Outro Lado do Paraíso que passou pela ressurreição nas telinhas. Relembre outros personagens de novela que foram dados como mortos e voltaram. Tem Bia Falcão, Raquel e mais!

Estilo de vida

Você já ouviu falar no contrato de namoro? Ele nada mais é do que um documento registrado em cartório pelos parceiros a fim de afastar os direitos e deveres estabelecidos pela união estável