Connect with us

O que você está procurando?

Saber como manter a paciência nas horas difíceis pode ser extremamente útil na sua vida pessoal, nos estudos e no trabalho
- Imagem: iStock.com/Getty Images

Entenda a importância da paciência na sua vida

Saber como manter a paciência nas horas difíceis pode ser extremamente útil na sua vida pessoal, nos estudos e no trabalho

Você é daquelas pessoas que a paciência passa longe? Do tipo que fica apertando com insistência o botão do elevador até ele chegar no seu andar? Sua vida é cheia de compromissos e obrigações que esgotam sua capacidade de pensar adequadamente antes de agir, e toma atitudes impulsivas? “Em um mundo onde tudo acontece cada vez mais rápido, é frequente – mas não natural – querermos um alívio instantâneo para as nossas dores e angústias. Porém, essa não é a melhor saída”, ressalta o médico-cirurgião e terapeuta Marcelo Katayama.

A paciência no dia a dia

A paciência pode ter um papel fundamental no nosso cotidiano, já que ela potencializa a tranquilidade e contribui na compreensão do momento, auxiliando na resolução das situações mais complexas. “Indivíduos mais pacientes são capazes de analisar melhor uma situação antes de responder. Isso é bastante importante tanto em âmbitos sociais, contribuindo com a manutenção dos vínculos afetivos, quanto nos contextos que envolvem desempenho, como na vida escolar e profissional”, aponta a psicóloga clínica comportamental Thais Barros Rocha.

Dessa forma, desenvolvemos uma maior capacidade de observar e decidir, contribuindo para que haja resultados mais positivos no decorrer da vida. Por outro lado, pessoas sem paciência desenvolvem aspectos negativos, como “falta de persistência, falta de planejamento, dificuldade de concentração, dificuldade de esperar, entre outros”, elenca Thais.

Entenda a importância da paciência na sua vida

Imagem: iStock.com/Getty Images

Paciência exagerada? Aí também Não!

Apesar de trazer inúmeros benefícios para as situações do dia a dia, a paciência, se apresentada em grande escala, também pode ser um sinal de alerta. “Algumas pessoas se julgam, ou são vistas, como muito pacientes quando, na realidade, são passivas, toleram demais algumas situações e podem acabar se submetendo a relações em que têm seus direitos violados”, explica Thais.

Esses indivíduos perdem a capacidade de expressar seus sentimentos de maneira verdadeira e sem empecilhos. Além disso, desenvolvem comportamentos que os colocam de maneira inferior aos demais, ou seja, anulando a si mesmos e suas qualidades. Por isso, se você enfrenta esse tipo de situação ou conhece alguém assim, reflita sobre certos pensamentos e atitudes, para que isso não se desenvolva para um quadro mais grave. “Pessoas que apresentam dificuldades de se posicionar e relevam muitas situações podem se tornar vítimas de disfunções, como depressão, transtorno do pânico e crises de ansiedade”, alerta o psicólogo clínico Alessandro Vianna.

Texto: Vitor Manfio/Colaborador

Edição: Victor Santos

Consultorias: Alessandro Vianna, psicólogo clínico; Marcelo Katayama, médicocirurgião e terapeuta; Thais Barros Rocha, psicóloga clínica comportamental, membro do Instituto de Terapia por Contingência de Reforçamento (ITCR).

Saiba mais: 

10 dicas para desenvolver sua paciência

10 dicas para melhorar a concentração

Mindfulness: meditação contra estresse e ansiedade

Concentração e foco: conheça as diferenças

Advertisement

Estilo de vida

Uma pesquisa científica recente indica uma relação entre o Alzheimer e a alimentação à base de peixes e de frutos do mar. Descubra!

Estilo de vida

Você não precisa passar horas na academia: com 30 minutos de atividade física diariamente, você garante um coração mais forte e saudável

Estilo de vida

Ter uma boa noite de sono é fundamental para que seu dia seja mais produtivo. Mas sabia que uma noite bem dormida faz você aprender melhor?

Estilo de vida

Confira aqui 12 dicas de como lidar com o estresse e controlar a ansiedade do dia a dia turbulento

Estilo de vida

Tanto a corrida quanto outras atividades físicas podem trazer inúmeros benefícios para o seu cérebro, além da saúde física. Confira!

Estilo de vida

Diga ahh e conheça as dores que podem atingir diferentes pontos na garganta, cada uma caracterizando um tipo de infecção: amigdalite, faringite e laringite!

Estilo de vida

A hortelã é utilizada em diversas culinárias e também traz inúmeros benefícios, além de poder ser plantada em casa ou pequenos espaços! Confira

Estilo de vida

A pessoa bipolar não possui apenas apenas uma variação entre o bom e o mau humor. Veja quais são as características do transtorno