Connect with us

O que você está procurando?

Taxados como vilões de uma alimentação saudável, os embutidos podem ser uma boa fonte de proteínas. No entanto, é preciso moderação no consumo!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Embutidos: descubra como esses alimentos afetam sua saúde!

Taxados como vilões de uma alimentação saudável, os embutidos podem ser uma boa fonte de proteínas. No entanto, é preciso moderação no consumo!

Uma alimentação balanceada significa a ingestão dos nutrientes necessários para manter o organismo em perfeito funcionamento, sem excessos e sem deficiências. E todos eles são importantes e exercem funções essenciais para a manutenção de uma boa saúde. As vitaminas e os sais minerais, por exemplo, ajudam a proteger as células e participam de processos essenciais, como a produção de hormônios e o combate aos radicais livres. Já os carboidratos funcionam como “combustível”, fornecendo energia para o corpo. E o que isso tem a ver com embutidos, sempre considerados inimigos da saúde? Simples: eles são fonte de proteínas e podem se tornar aliados de uma alimentação saudável, desde que sejam consumidos com moderação e tenham boa qualidade.

embutidos

Foto: iStock.com/Getty Images

 

Embutidos: semelhanças e diferenças

São considerados embutidos os produtos elaborados com carnes (bovina, suína, aves e outras) ou órgãos comestíveis (miúdos) e envoltos por tripas, bexiga, membranas animais ou materiais artificiais fabricados a partir de colágenos ou celulose, entre outros. Encaixam-se aí produtos como linguiça, presunto, mortadela, salsicha, salame, blanquet, rosbife e defumados.

Os embutidos também são divididos em categorias: podem ser crus, defumados ou pré-cozidos, mas todos passam por algum processo de conservação, que visa uma maior durabilidade do produto. “A defumação das carnes, aplicada após o processo de cura, tem como objetivo conferir propriedades sensoriais especiais e contribuir para sua conservação, porém não deve ser considerada como um processo de conservação. Os embutidos crus, por sua vez, são adicionados de sal, nitrato e/ou nitrito, especiarias e determinados aditivos, que devem ser previamente aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e utilizados em quantidades mínimas para obtenção do efeito de conservação ou outra finalidade, como realçar o sabor”, afirma a nutricionista Gabriela Marcelino.

embutidos-linguica

Foto: Gisele Tesser | Produção: Ângela Cardoso e Thalita Ruiz

Alerta

Em geral, os embutidos conquistam pelo sabor e aparência. Mas despertam muitas desconfianças devido aos processos químicos usados para isso, bem como para sua conservação. “O excesso no consumo de qualquer alimento industrializado pode trazer consequências danosas à saúde. O que determina o benefício ou o malefício de um alimento é a quantidade e a frequência com que ele é ingerido. O alerta maior para o consumo de embutidos é em relação ao sódio e à gordura.

Assim, é necessário comparar as quantidades desses nutrientes que serão consumidas na porção do embutido, principalmente para quem tem pressão alta. Seu consumo deve ser esporádico e em pequenas quantidades para evitar ganho de peso corporal, retenção de líquidos e alterações na pressão arterial”, detalha Gabriela.

 

Texto: David Cintra

Consultoria: Gabriela Marcelino e Patricia Davidson, nutricionistas; Alexandre Sakano, cirurgião. Fontes: Ministério da Saúde e Anvisa

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

A castanha-do-pará é uma excelente fonte de selênio, mineral que atua regulando diversas funções no organismo. Saiba mais sobre os seus poderes!

Estilo de vida

Há muitos mitos que envolvem a psicopatia. Mas quando se fala em uma cura para o transtorno, o que a ciência tem a dizer sobre isso? Descubra!

Estilo de vida

Há quem jure de pé junto que comer as mais variadas saladas sem molho é um desperdício de sabor. Mas como consumir esse produto sem prejudicar a saúde?

Estilo de vida

Engana-se quem pensa que é impossível conseguir boas fontes de proteínas fora das carnes. A ervilha é prova disso. Saiba mais sobre essa leguminosa!

Estilo de vida

A alimentação é uma aliada para perder de peso e ganhar massa muscular. Mas como acertar nas refeições do pré e pós-treino? Descubra!

Estilo de vida

Quer perder aqueles quilinhos extras de maneira rápida e eficaz? Veja como funciona a dieta da emergência, pronta para você fazer as pazes com o espelho!

Estilo de vida

Descubra os poderes do milho! Além de muito sabor, esse ingrediente pode turbinar sua saúde de diversas maneiras! Confira!

Estilo de vida

Os alongamento são uma boa opção para quem quer começar fazer exercícios físicos e também para evitar dores musculares. Confira algumas dicas!