Connect with us

O que você está procurando?

Afinal, quais os perigos de emagrecer com rapidez e como fazer para ter uma perda de peso saudável? Descobra os efeitos da prática no organismo
- Foto: Shutterstock

Emagrecer rápido demais pode prejudicar a saúde

Afinal, quais os perigos de emagrecer com rapidez e como fazer para ter uma perda de peso saudável? Descobra os efeitos da prática no organismo

É quase unanimidade entre as mulheres o desejo de perder peso em pouco tempo, contudo, não existe um truque de mágica que torne isso possível. O que existe são as famosas dietas restritivas, que eliminam do cardápio os mais variados alimentos. Embora muitas pessoas optem por essa alternativa, a saúde pode ficar comprometida, ou seja, os resultados até aparecem, mas colocando o bem-estar em risco. Afinal, quais os perigos de emagrecer com rapidez e como fazer para ter um emagrecimento saudável?

 

mulher fita metrica emagrecer

FOTO: Shutterstock

 

Nem tão eficaz assim

Dietas das sopas, da gelatina, das águas detox, dos pontos, mediterrânea… Não faltam opções que prometem uma perda de peso enorme em poucas semanas – e, às vezes, até dias. Apesar de algumas delas serem compostas por alimentos benéficos à saúde, a maioria representa um risco. Isso porque muitas cortam das refeições ingredientes que carregam consigo uma gama de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Com isso, emagrecer pode ser sinônimo de doenças e sintomas desagradáveis, como anemia, fraqueza e desânimo.

Além disso, não é incomum encontrar pessoas que eliminaram os quilos indesejados, mas voltaram a engordar após um tempo. Isso acontece porque depois de fazer as pazes com a balança, a alimentação passa a ser como era antes. E o resultado é o ganho de peso. “Dietas restritivas têm resultados mais rápido, sem dúvida. Mas a solução é imediatista e insustentável”, complementa a nutricionista esportiva Dayana Araújo.

 

prato branco garfo faca fita metrica emagrecer

FOTO: Shutterstock

 

Como o organismo é afetado?

No processo de restrições de nutrientes e calorias, diversos processos inflamatórios são desencadeados no corpo, como fraqueza, mal-estar e alterações hormonais. “Além de processos psicológicos, como estado depressivo, crises de ansiedade e altíssimo risco de desenvolvimento de transtornos alimentares (anorexia, vigorexia, bulimia…)”, explica a profissional.

E se você pensa que os riscos de aderir às dietas acabaram, está enganado. Com a restrição energética decorrente desse tipo de alimentação, pode até haver a redução de peso, porém não ocorre a redução de gordura corporal, isto é, o que ocorre é a perda é de massa muscular. “Com a restrição de nutrientes, teremos consequências preocupantes, como pele ressecada, queda de cabelo, fragilidade nas unhas, mau humor, raciocínio comprometido – devido a falta de substâncias importantes para o funcionamento do cérebro -, mau hálito, insônia, dor de cabeça e desidratação”, exemplifica Dayana.

 

Consultoria Dayana Araújo, nutricionista esportiva

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

A ameixa é um grande aliado para combater o intestino preguiçoso! Livre-se do inchaço e da prisão de ventre com essa deliciosa fruta!

Estilo de vida

A raiz melhora a circulação do sangue, reduz a pressão arterial e favorece a digestão. Tudo isso e muito mais é o que a beterraba pode fazer pela saúde.

Estilo de vida

Muitas pessoas afirmam que algumas saladas são "sem graça", por não apresentarem nenhum ingrediente com característica crocante. Saiba como resolver isso!

Estilo de vida

Mais comuns no rosto, tórax, braços, costas e mãos, pintas e sardas podem ser consideradas puro charme, mas devem ter atenção especial!

Estilo de vida

A berinjela tem propriedades anti-inflamatórias que diminuem a dor causada pela artrite reumatoide, umadoença auto-imune ainda sem cura definitiva

Estilo de vida

A anemia é uma condição que tem relação direta com à carência de ferro no organismo humano. Mas quais as outras funções do nutriente no organismo?

Estilo de vida

Ansiedade, estresse, falta de libido e insônia são problemas que aparecem quando algo não vai bem, então invista em plantas medicinais para tratá-los!

Estilo de vida

Para quem é diabético, principalmente, é importante prestar atenção em como o organismo recebe alguns alimentos que são ingeridos