Connect with us

O que você está procurando?

A drenagem linfática ajuda o organismo a eliminar as toxinas, combatendo os inchaços que prejudicam a silhueta. Saiba mais!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Drenagem linfática: elimina toxinas, combate o inchaço e turbina a silhueta

A drenagem linfática ajuda o organismo a eliminar as toxinas, combatendo os inchaços que prejudicam a silhueta. Saiba mais!

Reduz a retenção de líquidos, melhora a circulação sanguínea e ainda relaxa: esses são os principais benefícios da drenagem linfática, tipo de massagem que mais faz sucesso entre as mulheres. Antes de se render a ela, a fisioterapeuta Renata Vasconcelos alerta: “É importante escolher uma clínica credenciada e um bom profissional, que conheça a técnica, pois só assim o resultado será garantido”.

Mulher fazendo drenagem linfática

Foto: iStock.com/Getty Images

Dê adeus ao inchaço

Ele acontece quando há um acúmulo de líquidos entre as células, por diferentes causas: ação de hormônios, permanência por longos períodos na mesma posição, alimentação rica em sódio, falta de exercícios físicos e pressão alta. O sistema linfático é o responsável por reabsorver esse excesso de líquidos e de toxinas, filtrando-o nos gânglios linfáticos (pequenos nódulos localizados em locais como axilas e virilha). A drenagem linfática age nesse sistema, dando uma força para o seu funcionamento. Por isso, combate a retenção de líquidos, que pode adicionar cerca de 3kg à balança.

E a celulite?

“A drenagem ameniza a celulite, uma vez que os pontinhos são formados por excesso de líquidos, má circulação e gordura localizada”, afirma a fisioterapeuta. Para potencializar os resultados, além de sessões regulares, combinar a drenagem com outras técnicas, como o ultrassom, pode ajudar.

Não só pela estética

“A técnica também beneficia a saúde, pois ajuda a controlar a hipertensão, que muitas vezes é desencadeada pelo excesso de retenção de líquidos. A drenagem também atua em pós-cirúrgicos, acelerando o processo de recuperação e melhora a função dos rins e da bexiga”, lista Renata.

Drenagem linfática em casa!

É possível transformar um simples ritual de passar um creme em uma drenagem linfática caseira. Todos os dias após o banho, realize o procedimento, de preferência com cremes anticelulite. “Escolha os com propriedades anti-inflamatórias, que melhoram a microcirculação; os liporredutores, que reduzem a gordura acumulada, e os que contêm ativos para deixar a pele mais firme e hidratada. Cremes à base de cafeína e retinol são boas opções. Devem ser usados duas vezes por dia e associados à mudança de hábitos”, indica a dermatologista Priscila Santos Morioka. Faça a massagem sempre de baixo para cima: apoie o pé em uma bancada e, com o creme, deslize as mãos do tornozelo para o joelho e depois do joelho para a virilha, fazendo uma leve pressão. Na barriga, com as duas mãos faça movimentos circulares ao redor do umbigo e, depois, da cintura em direção à virilha, pressionando-a levemente, para bombear os gânglios linfáticos.

Tratamento complementar

Sem uma alimentação balanceada e a prática de atividade física, a drenagem não trará os resultados esperados. A técnica pode baixar o ponteiro da balança, mas pela eliminação do líquido acumulado, e não pela perda de gordura. Portanto, sozinha, não serve para emagrecer. Se o objetivo é manter as pernas longe da celulite e dos inchaços, o ideal é aliar a drenagem linfática aos hábitos saudáveis.

Texto: Marisa Sei/Colaboradora | Consultoria: Priscila Santos Morioka, dermatologista da clínica da AmaDerm, do Rio de Janeiro (RJ); Renata Vasconcelos, fisioterapeuta da clínica Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro (RJ)

LEIA TAMBÉM 

 

Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que para acabar com a gordura localizada nos quadris não é preciso cirurgia? Confira dicas para acabar com esse problema de maneira saudável!

Moda & Beleza

Fortalecer os fios, dar brilho, acabar com a caspa... Essas bebidas têm muitos benefícios para a saúde dos seus fios, aposte!

Moda & Beleza

Celebridades inspiram outras mulheres negras a assumirem o cabelo natural com cortes da moda: veja 6 cortes com cabelos afro e inspire-se!

Moda & Beleza

Se o cabelo está lindo, mas a raiz branca incomoda, veja algumas dicas para esconder os fios de forma rápida e deixar os cabelos com a cor uniforme

Moda & Beleza

Antes de comprar qualquer produto cabelo, você precisa descobrir como é a estrutura dos seus fios e consultar um cabeleireiro

Moda & Beleza

Os curtinhos repicados são os cortes preferidos para quem quer transformar radicalmente o visual, isso porque o resultado é sempre um estilo moderno

Moda & Beleza

Cabelo com cortininha é lindo, mas nem sempre é fácil manter a franja em ordem. Consultamos hairstylists para dar dicas práticas para quem ama o estilo

Moda & Beleza

Cabelo loiro no verão é lindo, combina com a estação, mas exige cuidados redobrados para mantê-lo lindo e longe do tom esverdeado