Dor de ovulação: saiba sobre esse desconforto que atinge as mulheres

Conheça os principais sintomas da dor de ovulação, problema que atinge 1 em cada 5 mulheres e é causa de dores e cólicas fora do período menstrual!

- A dor de ovulação pode ter seus sintomas confundidos com doenças mais graves. Procurar um médico é a melhor opção para identificar qual é o problema. FOTO: Shutterstock.com

Uma das queixas mais comuns nos consultórios ginecológicos são de mulheres que relatam fortes dores abdominais, mesmo fora do período de menstruação. Além disso, é comum que elas se queixem sobre a regularidade em que essas dores aparecem, sempre no mesmo período do mês. Segundo o ginecologista e obstetra Élvio Floresti Junior, a dor abdominal inferior acontece no período em que a mulher está ovulando. “Chamamos de dor de ovulação ou Mittelschmerz e também é conhecida como ´dor do meio´. Esse sintoma acomete 1 em cada 5 mulheres e acontece geralmente na metade do ciclo menstrual”, explica o especialista. Saiba mais sobre a dor de ovulação e quais são as principais características do problema!

Quando ela aparece

dor pode aparecer antes, durante e até após a ovulação e nem sempre do mesmo lado do abdômen. Esse mal está relacionado à liberação do líquido do óvulo maduro. “Quando o ovário faz a liberação de um óvulo acontece a ruptura do folículo para a saída deste ovo. É nesse caminho de saída do óvulo, até passar pelas trompas e chegar no útero que a dor pode existir”, esclarece Élvio.

Principais sintomas da dor de ovulação

“É possível identificar o problema quando aparecem tanto dores intensas, como cólicas no baixo ventre além de sensação de peso na região e as vezes secreção clara. Estes sinais podem durar até 3 dias. Mas é preciso que a mulher fique atenta se a dor que está sentindo de fato é do período de ovulação”, alerta o médico. Para identificar se a dor realmente está sendo causada pela ovulação é indicado que a mulher consulte a data da última menstruação e quando foi o início deste desconforto. Se as dores apareceram entre 10 e 14 dias depois do primeiro dia do ciclo menstrual significa que está no período de ovular.

Combatendo as dores

Na hora de reduzir as dores, o ginecologista dá dicas do que pode ser feito: “O uso de analgésicos, bolsa de água quente aliviam o problema. Porém, é sempre importante a mulher procurar um especialista para investigar se o caso é apenas dor de ovulação. Outras doenças como endometriose, cistos de ovário, gravidez ectópica, entre outros apresentam os mesmos sintomas”. Portanto, é importante não prorrogar a ida ao médico e averiguar qual é a origem da dor.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Élvio Floresti Junior, ginecologista e obstetra

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência