Connect with us

O que você está procurando?

Conheça os principais sintomas da dor de ovulação, problema que atinge 1 em cada 5 mulheres e é causa de dores e cólicas fora do período menstrual!
- A dor de ovulação pode ter seus sintomas confundidos com doenças mais graves. Procurar um médico é a melhor opção para identificar qual é o problema. FOTO: Shutterstock.com

Dor de ovulação: saiba sobre esse desconforto que atinge as mulheres

Conheça os principais sintomas da dor de ovulação, problema que atinge 1 em cada 5 mulheres e é causa de dores e cólicas fora do período menstrual!

Uma das queixas mais comuns nos consultórios ginecológicos são de mulheres que relatam fortes dores abdominais, mesmo fora do período de menstruação. Além disso, é comum que elas se queixem sobre a regularidade em que essas dores aparecem, sempre no mesmo período do mês. Segundo o ginecologista e obstetra Élvio Floresti Junior, a dor abdominal inferior acontece no período em que a mulher está ovulando. “Chamamos de dor de ovulação ou Mittelschmerz e também é conhecida como ´dor do meio´. Esse sintoma acomete 1 em cada 5 mulheres e acontece geralmente na metade do ciclo menstrual”, explica o especialista. Saiba mais sobre a dor de ovulação e quais são as principais características do problema!

Quando ela aparece

dor pode aparecer antes, durante e até após a ovulação e nem sempre do mesmo lado do abdômen. Esse mal está relacionado à liberação do líquido do óvulo maduro. “Quando o ovário faz a liberação de um óvulo acontece a ruptura do folículo para a saída deste ovo. É nesse caminho de saída do óvulo, até passar pelas trompas e chegar no útero que a dor pode existir”, esclarece Élvio.

Principais sintomas da dor de ovulação

“É possível identificar o problema quando aparecem tanto dores intensas, como cólicas no baixo ventre além de sensação de peso na região e as vezes secreção clara. Estes sinais podem durar até 3 dias. Mas é preciso que a mulher fique atenta se a dor que está sentindo de fato é do período de ovulação”, alerta o médico. Para identificar se a dor realmente está sendo causada pela ovulação é indicado que a mulher consulte a data da última menstruação e quando foi o início deste desconforto. Se as dores apareceram entre 10 e 14 dias depois do primeiro dia do ciclo menstrual significa que está no período de ovular.

Combatendo as dores

Na hora de reduzir as dores, o ginecologista dá dicas do que pode ser feito: “O uso de analgésicos, bolsa de água quente aliviam o problema. Porém, é sempre importante a mulher procurar um especialista para investigar se o caso é apenas dor de ovulação. Outras doenças como endometriose, cistos de ovário, gravidez ectópica, entre outros apresentam os mesmos sintomas”. Portanto, é importante não prorrogar a ida ao médico e averiguar qual é a origem da dor.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Élvio Floresti Junior, ginecologista e obstetra

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Receitas

Aprenda a fazer a Berinjela com carne moída, uma receita nutritiva e deliciosa e que ainda te mantem na dieta, aproveite e faça ainda hoje

Entretenimento

O telão do show de Maiara e Maraisa pegou fogo depois que um dos fogos de artifício foi aceso durante a apresentação da dupla

Estilo de vida

Com o cardápio detox preparado pela nutricionista Jacqueline Dias Fernandes, você limpa seu organismo e ainda elimina 2kg em 7 dias

Receitas

Você já sonhou em fazer nhoque em 35 minutos? Com essa receita de Nhocão de frigideira é possível e fica delicioso, aproveite e faça para o almoço!

Famosos

Isabela, Cecília, Lia. Malhação, A Vida da Gente, Em Família. Você se lembra em qual novela ou minissérie eram os personagens de Alice Wegmann?

Estilo de vida

Que tal acabar com suas dúvidas conferindo diversos mitos e verdades da esquizofrenia? Conheça mais a doença e acabe com os questionamentos!

Entretenimento

Muitos artistas gravam em sua pele um desenho ou uma frase.! Para te inspirar na hora de fazer a sua própria tattoo, reunimos várias tatuagens das famosas

Moda & Beleza

Não importa se seus fios são crespos, lisos ou cacheados: sempre existem receitas caseiras para te ajudar a cuidar dele! Confira e preserve a saúde dos fios