Connect with us

O que você está procurando?

Diga ahh e conheça as dores que podem atingir diferentes pontos na garganta, cada uma caracterizando um tipo de infecção: amigdalite, faringite e laringite!
- Foto: Shutterstock Images

Dor de garganta: causas, diagnóstico e tratamento

Diga ahh e conheça as dores que podem atingir diferentes pontos na garganta, cada uma caracterizando um tipo de infecção: amigdalite, faringite e laringite!

A garganta é o local onde se inicia o tecido imunológico, grupo de células responsável pela defesa do corpo. Ao inspecionar o que entra, entre uma limpeza e outra, pode ocorrer uma batalha contra possíveis invasores – seja vírus ou bactérias. Esses elementos podem comprometer toda a região, principalmente pela boca ser uma porta de entrada de fácil ocupação, cau­sando a famosa dor de garganta. Porém, você sabia que a dor pode atingir 3 partes distintas da garganta caracterizando cada tipo de infecção?

 

AMIGDALITE

O que é: caracteriza-se por ser uma inflamação nas amíg­dalas – tecidos arredondados localizados na faringe e que podem ser vistos no fundo da garganta.

Sintomas: assemelham-se aos causados pela faringite, porém são mais localizados. O paciente pode sentir uma dor intensa, dificuldade para engolir, febre, mal-estar e aumento dos gânglios do pescoço, com dor no local. Se as amígdalas estiverem inchadas e a região avermelhada com a presença de pus significa que a infecção foi causada por uma bactéria. Você pode senti-las apalpando a região acima do pescoço, conhecida como papo.

Tratamento: são utilizados medicamentos com anal­gésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas. Já nas formas bacterianas, pode ser necessário o uso de antibióticos. Tanto o diagnóstico quanto o tratamento devem ser acompanhados por um profissional. Em casa, recomenda-se repouso, ingestão de água e gargarejo.

 

mulher com mão no pescoço e dor de garganta

Foto: Shutterstock Images

 

FARINGITE

O que é: inflamação da faringe, região do corpo que liga o nariz, a boca, o esôfago e a laringe. De acordo com o otorrinolaringologista Márcio Freitas, a faringe é a parte da garganta que con­seguimos visualizar quando se abre bem a boca. A infecção é causada, principalmente, por vírus.

Sintomas: “variam conforme a intensidade do quadro, mas, normalmente, o paciente apresenta coceira ou dor na garganta, febre e aumento dos gânglios do pescoço com dor no local”, afirma o otorrino.

Tratamento: também são utilizados medicamentos com analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, além de repouso, ingestão de água e gargarejo. “Vale ressaltar que não se deve interrom­per a medicação quando os sintomas melhoram, pois pode ser provocada resistência do invasor, dificultando o tratamento”, explica Márcio.

 

LARINGITE

O que é: inflamação da laringe, região abaixo da faringe, onde ficam as cordas vocais. Causada, principalmente por vírus e não é possível vê-la sem a ajuda de aparelhos médicos.

Sintomas: a pessoa fica com a voz rouca ou sem voz, tosse, febre, dor local e até dificuldade respiratória.

Tratamento: assim como os outros problemas na região da garganta, são indicados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas. As­sim como os casos anteriores, não interrompa a medicação para que ela possa ter efeito.

 

exame dor de garganta

Foto: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

 

Não tenho amígdalas, e agora?

Segundo o otorrino, quando há o au­mento exagerado dessa parte do corpo, provocando dificuldade respiratória e infecções repetidas, al­gumas pessoas fazem a ci­rurgia para a retirada das mesmas. Porém, não são todos que podem fazer o procedimento. “As princi­pais contraindicações são: deficiência imunológica, alterações na coagulação do sangue, alergias e fenda palatina curta, pois pode piorar o escape de ar e alimentos pelo nariz” explica Márcio.

Entretanto, uma dúvida que surge é: pessoas que retiraram as amígdalas poderão ter faringite ou laringite? Márcio explica que não, já que a remoção de amígdalas doentes diminui significativamente o número de infecções. “A amígdala tem a fun­ção de produzir imunoglobulinas (uma das substâncias responsáveis por nossa imunidade), porém, essa função é muito prejudicada quando elas estão doentes, o que acaba fazendo dela um foco de infecção frequente e constante”, completa.

 

Saiba mais:

Xaropes caseiros para afastar gripes e resfriados

Qual é o ponto fraco do seu signo na saúde?

5 alimentos que ajudam a melhorar sua imunidade no inverno

 

Consultoria Márcio Freitas, otorrinolaringologista Texto Julia Bacelar/Colaboradora

Advertisement

Estilo de vida

A hortelã é utilizada em diversas culinárias e também traz inúmeros benefícios, além de poder ser plantada em casa ou pequenos espaços! Confira

Estilo de vida

A pessoa bipolar não possui apenas apenas uma variação entre o bom e o mau humor. Veja quais são as características do transtorno

Estilo de vida

Saiba maissobre o transtorno bipolar em crianças e adolescentes, que, se não tratado, podem causar consequências imediatas e futuras

Estilo de vida

Você sabia que dentro de um diagnóstico de transtorno bipolar existem cerca de quatro tipos diferentes de variações de humor? Confira!

Estilo de vida

Além de proteger o coração, o abacate funciona como um calmante natural, combatendo o estresse e a ansiedade e promovendo sensação de bem-estar

Estilo de vida

Em alguns casos, somente as cirurgias podem reverter os problemas do coração. Saiba como funciona e qual o objetivo das três cirurgias cardíacas mais comuns

Estilo de vida

Você sabe o que são moscas volantes? Entenda o que são esses "riscos" na visão e qual é o tratamento indicado para diminuí-los

Estilo de vida

O acúmulo de tarefas no dia a dia pode ser prejudicial e gerar ansiedade. Saiba como reverter esse quadro e conseguir cumprir todas as tarefas - com saúde.