Em tempos de crise, não basta fazer quitutes deliciosos e com uma decoração impecável, é preciso também saber vendê-los e fazer com que o público conheça o seu serviço. De acordo com Bruno Machado, sócio-proprietário da agência de publicidade Indexnet, hoje em dia, ter uma página em alguma rede social ou um site é algo básico, não é nenhum diferencial. É quase obrigatório, independentemente do tamanho do negócio”, conta.
Mas como começar?
A forma mais prática de dar o pontapé inicial é criar uma página no Facebook. “Lá, você pode colocar as suas informações, o serviço que você oferece, além de fotos do seu trabalho”, diz Bruno. Através da rede social, é possível dar visibilidade ao seu negócio, tornar-se conhecida pelo público e driblar a crise. “É comum que as pessoas criem o perfil como usuário no Facebook, mas isso é errado. O correto é você fazer uma página corporativa, pois desta forma você não terá um limite de curtidores”, explica. No caso do perfil como usuário, o limite é de 5.000 amigos.
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Vale a pena investir em um site em tempos de crise?
Sim! É possível criar um site com ferramentas gratuitas ou de baixo custo mesmo sem ter o conhecimento técnico necessário. A desvantagem, entretanto, é que o seu portfólio pode acabar ficando com uma aparência mais amadora. Se a intenção for criar algo mais elaborado, é vantajoso contratar alguém capacitado para fazer o serviço, mesmo que o seu negócio seja pequeno.
Para Bruno, “um site bem feito mostra aos clientes que você teve um investimento naquilo e que o seu trabalho é profissional”. Ele afirma ainda que o valor do serviço vai depender da necessidade de cada cliente, como, por exemplo, se ele vai querer só uma logomarca ou toda a identidade visual, cartões de visita, etc.
O cliente come primeiro com os olhos!
Seja no Facebook ou no site, em tempos de crise ou não, é importante fazer testes de publicação, para ver com o que o público mais se identifica. Preste atenção, por exemplo, se o resultado de postar a foto de um bolo pronto é o mesmo do que postar um passo a passo da produção. Quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos, mais sucesso o seu produto está fazendo!
Falando em foto, é essencial também tirar boas fotografias para aguçar a vontade de quem está lendo, principalmente quando se trabalha na área alimentícia. “Uma foto mal batida, com baixa iluminação, tira um pouco do desejo de comprar o produto”, diz Bruno. A dica é apostar em áreas limpas, de preferência com fundo branco!
Para sua postagem ser um sucesso!
Uma publicação bem-sucedida depende de diversos fatores, sendo que o principal deles é saber conversar com o seu público. Segundo o sócio-proprietário da Indexnet, “você precisa entender quem são os consumidores dos seus produtos e falar na linguagem certa para eles”.
Além disso, é preciso gerar interação com os clientes, ou seja, você precisa curtir e responder os comentários e mensagens privadas o mais rápido possível. Assim, o público sente que você está disposta a atendê-lo com dedicação.
Os melhores dias e horários para fazer as publicações vão depender do segmento em que você atua. Porém, em geral, aos finais de semana e no período noturno a visibilidade é maior, pois é o momento que as pessoas estão mais ociosas e acabam passando mais tempo na internet.
O conselho que Bruno dá é pensar na qualidade das postagens e não na quantidade. “Não adianta, de repente, postar coisas novas todos os dias e não interagir com os clientes”, orienta.