Connect with us

O que você está procurando?

Veja como a metodologia de estimular manifestações artísticas contribui para o aprendizado
- FOTO: Shutterstock Images

Dicas para professores: por que a Arte é importante na escola?

Veja como a metodologia de estimular manifestações artísticas contribui para o aprendizado

A arte possibilita ao ser humano dialogar com o mundo e, a partir dela, é possível se inserir na história, entendendo e vivendo os fatos, expressando sentimentos e conhecendo outras culturas. As formas de manifestações artísticas que permitem a comunicação são múltiplas: a dança, o teatro, a música, a literatura e as artes visuais. Essas e outras formas de arte são criações humanas. Mas os homens não nascem adultos, são frutos de uma construção a longo prazo. Veja como a metodologia de estimular manifestações artísticas contribui para o aprendizado. 

Escolas e identidade

As crianças entram na escola cada vez mais cedo e têm na escolarização – inicialmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, que são anos marcantes na vida dos alunos – a atenção merecida, pois as experiências vividas, as amizades feitas e o aprendizado adquirido são estruturantes para o conhecimento de mundo e para a inserção delas na sociedade. Além disso, nesse período, há a construção da identidade pessoal de cada indivíduo.
Os sentimentos, os dilemas, os interesses e outros aspectos da individualidade da criança podem ser expressos por meio de manifestações artísticas que deveriam ser o centro das atenções no processo de ensino-aprendizagem, pois, a partir de tais atividades, ela tem a possibilidade de mostrar como entende a realidade. E o professor, simultaneamente, tem em mãos um valioso recurso para entender as particularidades dos alunos e, dessa forma, promover e potencializar o desenvolvimento de cada um.

Veja a importância da arte na educação

FOTO: Shutterstock Images

Arte como disciplina

Na escola, a Arte é apresentada como área do conhecimento, com espaço próprio na grade curricular, contemplando quatro modalidades: música, teatro, dança e artes visuais. Na Educação Infantil, percebemos claramente que o espaço destinado a essas abordagens está garantido. No entanto, há necessidade de se elaborar projetos pedagógicos que articulem os conhecimentos artísticos ao cotidiano escolar. Observa-se que o grande entrave para o desenvolvimento da Arte nas escolas está no limitado tempo destinado a ela. O que fazer diante de uma carga horária tão curta para trabalhar com tantas possibilidades artísticas? Como garantir a oportunidade de comunicação das crianças por meio da Arte? Uma das possíveis respostas seria uma proposta de trabalho integradora, interdisciplinar, contextualizada e dinâmica que pode ser concebida por meio da metodologia de projetos.

Desafio artístico

A proposta de transgredir a metodologia baseada em componentes curriculares estanques e fechados em si mesmos é uma meta desafiadora. Para a Arte, essa abertura é muito importante, pois ela possibilita diferentes abordagens nas muitas áreas do conhecimento, o que rompe com o entrave de que as manifestações artísticas podem ser trabalhadas apenas dentro do tempo e do espaço destinado a elas na escola. Nesse sentido, as artes podem ser entendidas como uma necessidade do homem em se expressar, que perpassa povos, línguas e nações. Também podem ser um recurso fundamental para a construção e a manifestação de conhecimentos, habilidades e sentimentos presentes na singularidade do processo de ensino-aprendizagem.

 

Texto: Maria do Carmo Monteiro Kobayashi e Ana Gabriela de Brito Testa/ Colaboradoras
Revisão: Mariana Kohlrausch

 

SAIBA MAIS

3 atividades para fazer com os alunos no primeiro dia de aula

Dicas para professores: como registrar a rotina das crianças

 

 

Advertisement

Estilo de vida

Verbos irregulares em inglês podem causar dúvidas, principalmente para quem vai prestar vestibular ou Enem. Confira os principais verbos irregulares

Estilo de vida

Está sem grana? Veja como usar as redes sociais para encontrar um emprego!

Estilo de vida

Treine a leitura e foque seus estudos na compreensão da língua inglesa para se dar bem no Enem e em outros exames vestibulares!

Estilo de vida

Veja como trabalhar coordenação motora, comunicação e cooperação a partir de atividades com dança

Estilo de vida

Verbo to be é mais do que ser ou estar. Ele faz parte dos verbos irregulares no inglês. saiba como é a conjugação para mandar bem no Enem e nos vestibulares

Estilo de vida

Veja como desenvolver a criatividades dos seus alunos através da arte

Estilo de vida

A aprendizagem pode ser um grande problema dentro das salas de aula. Mas há técnicas, como a neuroaprendizagem, para combater essa dificuldade

Estilo de vida

Está estudando inglês para Enem ou exames vestibulares? Então, faça uma revisão básica no uso de artigos e pronomes em inglês.