Connect with us

O que você está procurando?

O diabetes pode apresentar muitas variações, sendo as mais conhecidas o tipo 1 e 2. Saiba como identificar os principais sintomas e como tratá-los
- Dentre os principais sintomas do diabetes estão a sede excessiva e a pele desidratada. Foto:iStock

Conhecendo o diabetes, seus principais sintomas e tratamento

O diabetes pode apresentar muitas variações, sendo as mais conhecidas o tipo 1 e 2. Saiba como identificar os principais sintomas e como tratá-los

De acordo com o Ministério da Saúde, só no Brasil existem cerca de 9 milhões de diabéticos. A doença, que pode se manifestar em vários tipos, tem duas variações mais comuns: o tipo 1 e o 2. “Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta (do pâncreas). Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5% e 10% do total de pessoas com a doença. O tipo 1 aparece geralmente na infância ou na adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue”, explica o endocrinologista Renato Zilli.

O tipo 2, por sua vez, aparece quando o organismo não consegue utilizar a insulina adequadamente ou não a produz de forma suficiente. “Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina ou outros medicamentos para controlar a glicose”, completa Renato.

Mudar os hábitos alimentares e praticar mais exercícios ajudam no controle do diabetes.

Mudar os hábitos alimentares e praticar mais exercícios ajudam no controle do diabetes. Foto:iStock

SINTOMAS DO DIABETES

Os sinais mais comuns do distúrbio são: Vontade de urinar com frequência: “O excesso de urina, chamado em medicina de poliúria, é um dos primeiros sinais e sintomas do diabetes. Quando há uma elevada concentração de glicose no sangue, geralmente acima de 180mg/dl, o corpo precisa arranjar meios de eliminar esse excesso; o caminho mais fácil é pelos rins, através da urina. Como não podemos urinar açúcar puro, o rim precisa diluí-lo com água para poder eliminá-lo. Portanto, quanto maior for a glicemia (concentração de glicose no sangue), mais urina o paciente eliminará”, garante Renato. Sede excessiva: de acordo com Renato, como o paciente urina em excesso, ele perderá mais água, o que pode deixa-lo desidratado. A sede é o principal mecanismo de defesa do organismo contra uma desidratação. Pele desidratada: esse fator é causado por conta da desidratação. Perda de peso: esse sintoma é o mais frequente no tipo 1 da doença. “A insulina também é o hormônio responsável pelo armazenamento de gordura e pela síntese de proteínas no organismo. Como no diabetes tipo 1 há ausência de insulina, o paciente para de armazenar gordura e de produzir músculos. Além disso, como não há glicose para gerar energia, as células acabam tendo que gerá-la a partir da quebra de proteínas e dos estoques de gordura do corpo. Portanto, o corpo sem insulina não gera músculos nem gorduras e ainda precisa consumir as reservas existentes”, salienta Renato.

TRATAMENTO

Nos casos de diabetes tipo 1 e em muitos casos de diabetes tipo 2, a mudança de hábitos não é o suficiente para tratar a doença. Medicação oral e insulina injetável são os principais tipos de tratamento receitados pelos médicos e, desde que sejam usados com a devida orientação, permitem que o paciente leve uma vida normal e saudável. Entretanto, é bom lembrar que a dieta equilibrada e a prática regular de atividade física são essenciais para o controle de qualquer tipo de diabetes.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Renato Zilli, endocrinologista

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Os portadores da síndrome de Asperger conseguem conviver bem socialmente, pois se trata de um grau mais leve do Transtorno do Espectro Autista

Moda & Beleza

Versátil e atemporal, o coturno combina com todos os estilos e fica incrível nos looks de inverno. Veja a galeria de imagens e inspire-se!

Moda & Beleza

Já ouviu falar em cabelo de pêssego? É o peach hair, tendência internacional, que está bombando internacionalmente entre as it girls!

Estilo de vida

Existem diversos tipos de farinhas funcionais que podem substituir a versão mais conhecida: a de trigo. Assim, a saúde só tem a ganhar! Vem saber mais!

Estilo de vida

Você sabia que dar risada podem trazer benefícios para o nosso corpo e nossa vida? Confira essas 7 dicas e melhore sua qualidade de vida!

Estilo de vida

Muito comum, ainda mais no frio, a dor de garganta pode ser bastante incomoda. Mas você sabia que é possível preveni-la? Confira algumas recomendações!

Moda & Beleza

Gosta de um visual sexy sem mostrar demais? Esqueça os decotes e fendas e aposte nos recortes estratégicos! Eles deixam o look sensual sem mostrar demais

Entretenimento

Confira detalhes da apresentação do Coldplay e veja outras bandas e músicos internacionais que farão show no Brasil no segundo semestre