Desfralde: o que fazer quando chega a hora de tirar as fraldas do seu filho?

O desfralde é mais do que um momento de parar de usar a fralda, é uma hora de muito aprendizado para a criança. Portanto,os pais precisam ajudar!

- Com 18 meses já é recomendado tirar as fraldas de vez FOTO: shutterstock.com

O desfralde é um marco importante na vida da criança, pois é a partir daí que ela começa a desenvolver sua autonomia e senso de responsabilidade. Porém, o processo pode gerar insegurança na vida dos pais, que podem não estar preparados para lidar com esse momento. Viviani Zumpano, neuropsicopedagoga, explica que paciência, carinho e atenção são essenciais para que tudo seja feito sem traumas. Veja dicas!

Quando é o momento certo?

“Recomenda-se começar o desfralde a partir dos 18 meses. A criança nessa fase já está cognitivamente mais desenvolvida para compreender o processo. Antes disso, o sofrimento é maior, tanto para a criança, quanto para os pais”, explica Viviani, que também propõe que a criança já consiga pronunciar algumas palavras para facilitar o momento. “Mas não é uma condição mandatória para começar, pois é possível tirar as fraldas de bebês com atraso na fala”, ressalta.

criança usando penico

Começar pelo uso do penico é uma alternativa didática para que a criança compreenda. FOTO: shutterstock.com

Mudanças em casa

Para começar, use um penico ou privadinha. “É importante que a mãe ou o cuidador realize os rituais, como jogar o xixi no vaso sanitário, dar descarga, limpar com o papel higiênico e lavar as mãos. Quando a criança já estiver bem segura no uso do penico, os pais podem incentivar o uso do vaso sanitário com o adaptador”, comenta a especialista. Outra dica é deixar a criança ver os pais usando o banheiro, para reforçar o incentivo e servir de modelo de imitação.

Papel dos pais

Ninguém precisa parar de sair por causa do desfralde. “A recomendação é usar a fralda e levar a criança ao banheiro várias vezes. Isso evita frustração ou situações embaraçosas para a criança e para os pais quando vão a lugares públicos”, ensina a neuropsicopedagoga. Quando houver escapes, é importante agir de forma natural e jamais xingar ou brigar com a criança. “Muitas podem chorar e ficar ansiosas quando fazem xixi em lugares inapropriados. Cabe aos pais acalmar, explicar que isso acontece, limpar e incentivar o uso do penico ou do banheiro”, orienta. A criança não tem noção que deve ir ao banheiro quando sente vontade, por isso, precisa ser incentivada a todo momento. E os elogios precisam acontecer quando as coisas saem como planejado. “Ela vai entender que está fazendo algo bom e tende a repetir o processo, e isso vale para qualquer atividade, incluindo o desfralde”, finaliza.

 

Texto Redação Alto Astral | Consultoria Viviani Zumpano, neuropsicopedagoga

Leia também:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência