Connect with us

O que você está procurando?

Embora muitos não entendam, pets também podem enfrentar quadros depressivos. Confira alguns sinais que indicam que seu pet pode estar com depressão
- Foto: reprodução/Shutterstock Images

Depressão: confira sinais de que seu pet vive um quadro depressivo

Embora muitos não entendam, pets também podem enfrentar quadros depressivos. Confira alguns sinais que indicam que seu pet pode estar com depressão

Assim como os seres humanos, os cães também podem enfrentar quadros de depressão. Existem diversos fatores que acabam motivando a doença, como, por exemplo, deixar o animal muito tempo sozinho e, até mesmo, mudanças bruscas e repentinas na rotina do pet. Além disso, de acordo com Fernando Lopes, especialista em comportamento animal e adestrador do Red Dog Walker, algumas raças de cães são propensas a quadros depressivos, como Border Collie, Whipet, Pastores, Labradores e Terriers. O especialista dá algumas orientações para que os tutores identifiquem se seus pets são felizes.

Postura

Observe a postura corporal do animal – ela pode te mostrar se o cão está alegre o triste

“Um cão feliz está sempre com o rabo para cima – e sim, abana-lo é sinal de que o pet está contente. Animais que apresentam essa postura corporal com frequência e que procuram sempre algum tipo de interação com o tutor, dificilmente serão diagnosticados com depressão”, afirma Fernando.

Já atitudes como lamber as patas dianteiras ou, em casos mais extremos, chegar a morde-las causando ferimentos são sinais de alerta. De acordo com o especialista, frequentes crises de agressividade sem motivo aparente também merecem uma atenção especial dos tutores.

Sintomas

Os principais sintomas de depressão estão ligados ao comportamento do pet. O cão que está infeliz irá demonstrar isso através da mudança de temperamento, ou do desenvolvimento de hábitos que não são comuns à personalidade do animal, como, por exemplo, comer compulsivamente e de forma rápida qualquer alimento que lhe for oferecido, ficar – de repente – sem regras para fazer xixi e coco nos lugares corretos, além de apresentar muita atividade noturna, trocando o dia pela noite.

Prevenção

A melhor forma de prevenção é proporcionar qualidade de vida ao animal. Passeando com ele pelo menos duas horas por dia – que devem preferencialmente ser divididas em dois passeios -, oferecer uma alimentação de qualidade e com horários regrados, além de levá-lo a parques ou outros locais nos quais ele poderá socializar com outros cães.

Tratamento

Para Fernando Lopes, o melhor remédio para tratar a depressão em cães é combinar uma série de atividades que o estimule. Visitar lugares novos para que o cachorro possa sentir odores diferentes, fazer com que ele pratique atividades físicas por meio de brincadeiras e também treiná-lo com comandos de adestração básicos, para que ele exercite a mente.A falta de instrução e rotina apertada de alguns tutores são as principais dificuldades encontradas para colocar todas as dicas em prática, por isso, profissionais como passeadores e adestradores podem ajudar a manter a saúde do pet em dia.

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Geral

Estudo feito por universidade mostra que as crianças vivem melhor quando os pais decidem pela guarda compartilhada. Saiba mais sobre!

Estilo de vida

Dê adeus às gordurinhas e alcance o corpo desejado consumindo alimentos saudáveis e, em especial, a água com gengibre todos os dias!

Estilo de vida

Você sabia que 1 copo de água com limão em jejum pode te ajudar a secar a barriga e mandar os quilos extras embora? Que tal adotar esse hábito?

Estilo de vida

Inclua bebidas detox e cheias de cor no dia a dia e seque bem rápido as gordurinhas indesejadas com sucos coloridos deliciosos!

Estilo de vida

O sucesso das fotos frontais não atingiu só os humanos! Hoje em dia, a selfie de animais também encantam as redes sociais e são a maior fofura

Estilo de vida

Conviver com familiares e amigos no ambiente de trabalho pode ser perigoso, por isso, essa relação merece certos cuidados. Confira dicas do especialista:

Estilo de vida

Já pensou em ter um pet diferente? Aprenda as curiosidades sobre coelhos e inspire-se para ter um animalzinho desse na sua casa!

Estilo de vida

Conheça alguns dos mais belos e populares nomes de origem árabe que se difundiram por todo o mundo, inclusive no Brasil, lar de muitos descendentes árabes.