Connect with us

O que você está procurando?

Para evitar desperdícios na cozinha, aprenda como aproveitar cascas, talos e sementes dos alimentos
- ShutterStock

Aproveite as sobras e cozinhe sem desperdício!

Para evitar desperdícios na cozinha, aprenda como aproveitar cascas, talos e sementes dos alimentos

Você sabia que o Brasil está na lista dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo? O resultado desse estilo de vida pode ser visto em milhares de pessoas que estão acima do peso e, ao mesmo tempo, deficientes em nutrientes. A causa da piora da qualidade de vida é recorrente de um cardápio desequilibrado, que deixa de fora importantes fontes de vitaminas, como cascas, folhas e sementes. Segundo o fitoterapeuta André Resende, é possível comer melhor gastando pouco dinheiro: basta criar o hábito de aproveitar todas as partes dos alimentos nas refeições!

 

ShutterStock

ShutterStock

Não desperdice os talos

Os que mais sofrem com o desperdício são os talos de agrião, couve, couve-flor, brócolis, beterraba e espinafre. Com eles (e com muitos outros) você pode preparar farofas salgadas, suflês, sopas, salpicão, patês, risotos ou acrescentar no preparo de sucos e vitaminas. “A sopa preparada com talo de brócolis custa em média R$ 0,92, rende 4 porções e demora apenas 30 minutos para ficar pronta. Além de ser nutritiva, é muito saborosa”, afirma a nutricionista Stefania Valente da Silva.

 

Não jogue fora as sementes

Nem pense em jogar no lixo sementes de mamão, maracujá e de jaca, por exemplo. Elas podem ser utilizadas como poderosos ingredientes no preparo de bolos, pães e biscoitos, de preferência, integrais. A semente de abóbora também é muito bem-vinda: quando desidratada ao sol e torrada no forno, pode ser consumida como aperitivo e tem ação vermífuga.

 

Saiba mais!

Outras maneiras de aproveitar as sobras

Como inserir mais legumes na alimentação diária

Dicas de Flavio Passos de como se alimentar bem

 

iStock.com/Getty Images

iStock.com/Getty Images

Aproveite as cascas!

Existem alguns alimentos que fazem parte do cotidiano da maioria da população brasileira e que, inconscientemente, têm uma grande porção de suas propriedades jogadas no lixo. Para evitar o desperdício e aproveitar o que eles têm de melhor, fique de olho nas dicas:

•Casca de batata: pode ser consumida refogada, assada ou usada no preparo de caldos e sopas.
•Casca de cebola: ideal para fazer chá, bolinhos assados, tortas e refogados.
•Casca de abacaxi: procure fazer suco, compotas e geleias.

 

 

Consultoria: André Resende, fitoterapeuta; Stefania Valente da Silva, nutricionista

 

Advertisement

Estilo de vida

A erva Camellia sinensis dá origem a vários chás emagrecedores: verde, amarelo, vermelho, preto e branco. Veja como escolher a melhor opção para emagrecer

Estilo de vida

Não beber água, não comer carne e não ingerir frutas e legumes estão entre os principais hábitos alimentares a serem evitados

Estilo de vida

A ansiedade pode apresentar alguns sintomas de fácil percepção. Conheça os principais e vá em busca de um diagnóstico mais preciso e eficiente

Estilo de vida

Aprenda a diferenciar hipoglicemia da hiperglicemia com dicas importantes de especialistas da área, além de conferir ações para evitar o diabetes

Estilo de vida

Eficaz na busca pelo fortalecimento muscular, a prancha é um exercício que ajuda a deixar o corpo durinho. Conheça suas vantagens a seguir!

Estilo de vida

Enlatados, embutidos, processados e outros tipos de industrializados são altamente prejudiciais e precisam ser excluídos da sua dieta. Saiba mais a seguir!

Estilo de vida

O limão é um santo remédio para aumentar a imunidade, mas pode ter ainda mais vantagens no cardápio com as combinações certas!

Estilo de vida

Aprenda como reeducar os hábitos alimentares em 5 passos para eliminar os quilos a mais de maneira saudável e eficiente