Couve é uma boa fonte de cálcio e pode substituir o leite

Cada 100g da hortaliça contém 75g de cálcio e, quem tem intolerância ou alergia a lactose, pode incluir a couve no cardápio e aproveitar os benefícios.

- Foto Shutterstock.com

Além de ser rica em vitaminas, a couve se destaca pela sua alta concentração de cálcio. A verdura é tão abundante nesse mineral que poderia facilmente substituir o leite no cardápio diário, tornando-se, assim, uma opção para quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. “Estudos têm comprovado que a couve pode ser utilizada como fonte complementar e alternativa ao cálcio dietético. Para isso, basta fazer os sucos com concentrações de couve suficiente para alcançar a quantidade diária recomendada”, explica a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.

suco de couve

Foto Shutterstock.com

É uma boa troca?

Quando se fala em restrição a laticínios, sim, a couve e outras verduras verde-escuras são boas alternativas na busca pela suplementação de cálcio. Ela pode ser consumida crua, refogada ou até mesmo em forma de suco, mantendo as suas propriedades benéficas. “Pesquisas demonstraram que o cálcio da couve, da couve chinesa, do brócolis e de outras verduras tem taxa de absorção igual ou maior que a do leite”, salienta Paula. Só é preciso ficar atento às combinações. Evite consumir fontes de cálcio junto com alimentos ricos em oxalato, como beterraba, espinafre e leguminosas (grão-de-bico e feijões), já que eles acabam inibindo a absorção do mineral pelo organismo.

Saiba mais:

Suco de caixinha ou natural? Nutricionista tira as suas dúvidas

O que faz os alimentos verdes serem tão poderosos? 

Dupla perfeita: conheça os alimentos que são melhores juntos!

Cálcio + magnésio

Para que o cálcio seja bem aproveitado pelo organismo, é necessário haver uma maior ingestão de magnésio. E, neste caso, a couve sai na frente, já que ela também é rica neste mineral. “A couve tem boa quantidade de magnésio e cálcio. Juntos, eles atuam na melhora do sono e auxiliam na perda de peso. Quando associados à vitamina D, também contribuem para a saúde dos ossos”, afirma a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.

 

Consultoria Andréia Gomes Martins João, nutricionista; Paula dos Santos Ribeiro, nutricionista

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência