Connect with us

O que você está procurando?

O movimento SlowKids prioriza o contato com a natureza e defende que cada criança tem um ritmo natural de desenvolvimento. Conheça mais!
- FOTO: Shutterstock

Você sabe o que é o movimento SlowKids?

O movimento SlowKids prioriza o contato com a natureza e defende que cada criança tem um ritmo natural de desenvolvimento. Conheça mais!

O movimento SlowKids, conceito criado por Tatiana Weberman e Juliana Borges, defende que cada criança tem um próprio tempo e espaço e, por isso, não deve seguir nenhum padrão. “A importância do movimento SlowKids no mundo contemporâneo é fundamental. Os dias de hoje são influenciados pela ideia do instantâneo, tudo acontece tão rápido que as pessoas perderam a paciência. Perder a paciência é perder a qualidade de aceitar o processo temporal de todas as coisas”, comenta a psicopedagoga Léa Michaan, que explica mais sobre esse conceito pra você.

crianças abraçadas no cenário de natureza

FOTO: Shutterstock

 

Entre em contato com a natureza

O processo de desaceleração proposto pelo SlowKids visa o maior contato das crianças com a natureza pois, segundo Léa, “respeitar a natureza é o caminho para os seres humanos respeitarem a própria natureza e a natureza dos outros, assim como também compreender e aceitar as diferenças”. Para isso, os pais precisam se conectar com o mundo real, pois só assim conseguirão passar esse valor para os filhos. “Os jogos eletrônicos podem vir sempre após a realização de um passeio pela natureza, quando as crianças já gastaram a energia brincando ao ar livre. Quando uma criança vê os olhos dos pais brilharem diante a natureza, este valor fica enraizado nela”, explica a psicopedagoga.

Dê um tempo nos eletrônicos

“Para desenvolvermos nossa coordenação motora, precisamos de fato estar numa quadra de esporte com o nosso corpo inteiro, subir nas árvores e sentir os galhos, a temperatura ambiente, e assim por diante”, sugere Léa, que defende que o SlowKids está em toda brincadeira em que respeitamos o processo natural das coisas: “num dia de chuva ou de sol, podemos brincar com vários jogos não virtuais, desde dominós e baralhos, esconde-esconde, mostrar um álbum de fotografias, ler um livro, brincar de lego, cozinhar algo para depois degustar etc.”

Coloque em prática

Conversar com os nossos filhos e ajudá-los a abrir a mente para novas ideias é o caminho da educação e o melhor jeito para eles aprenderem. Se puderem reconhecer que tudo na vida tem o seu tempo, eles se tornarão pessoas que sabem respeitar o tempo dos outros e deles próprios para tudo na vida. Sofrerão menos de ansiedade, aceitarão melhor os diferentes ritmos de cada pessoa, poderão se tornar pais, profissionais e pessoas mais sensíveis para viver melhor”, finaliza.

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

Negociar é uma arte que você precisa aprender para poder crescer na carreira, fazer boas compras, ter melhores relacionamentos ou até montar seu negócio

Estilo de vida

O Natal está aí e comprar os presentes das crianças não é fácil, pois as peças devem se adequar à idade e necessidade das crianças. Saiba como escolher!

Estilo de vida

Com os vestibulares e o ENEM se aproximando, jovens tendem a sentir a ansiedade se intensificar. Descubra como ajudá-los nessa fase

Estilo de vida

Vai ter casamento no calor e não quer que a alta temperatura atrapalhe o grande dia? Veja as dicas do especialista e use o clima a seu favor!

Estilo de vida

Conheça a dieta livre de glúten e lactose que além de enxugar até 5kg em 21 dias, ainda turbina o cérebro e ajuda a conquistar o tão sonhado abdome chapado!

Estilo de vida

Com algumas mudanças de hábito muito práticas é possível driblar o efeito sanfona e manter o corpo e a saúde em dia sempre!

Estilo de vida

Pese bem as calorias: aprenda a comer saudável fora de casa e saiba como incluir alimentos leves e nutritivos para não furar a dieta

Estilo de vida

Todos os anos, novas tendências surgem. Com os nomes não é diferente! Conheça as tendências para os nomes de bebês em 2017 e inspire-se!