Coração mais forte
A beterraba ajuda a reduzir a pressão arterial. Isso é o que mostrou um estudo do Instituto de Diabetes e Coração Baker, na Austrália, feito com 30 voluntários que ingeriram 500 gramas de suco de beterraba e foram monitorados por 24 horas. Os resultados mostraram redução da pressão arterial seis horas após o consumo do suco. Segundo os pesquisadores, a alta concentração de nitratos na beterraba é a responsável por esse benefício. Essas substâncias são convertidas em óxido nítrico no organismo, que relaxa os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do sangue e, consequentemente, reduz a pressão.

Foto shutterstock.com
O poder das cores!
As substâncias responsáveis pela cor intensa da raiz que carregam os maiores benefícios da beterraba. “Sua cor vermelha indica a presença de betalaína, um ótimo antioxidante que age contra o envelhecimento celular e reduz o risco de alguns tipos de câncer”, afirma a nutricionista Cyntia Bassi. Além da betalaína, o legume também é fonte de antocianina. “É um flavonoide com ação antioxidante, excelente para o sistema circulatório”, revela a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

Foto shutterstock.com
Uma combinação saudável
Unir beterraba, laranja e couve pode ser uma boa pedida. A quantidade de vitamina C presente na laranja ajuda na absorção do ferro da couve. A beterraba completa com ácido fólico (vitamina B9), formando um trio contra a anemia. Nessa combinação, o organismo também ganha ótima quantidade de fibras, que reduzem o colesterol e promovem o bom funcionamento do intestino.
Saiba mais:
Consultoria Cyntia Bassi, nutricionista; Tamara Mazaracki, nutróloga; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular