Como lidar com sogros palpiteiros

Saiba como lidar com sogros intrometidos e seja feliz em seu casamento!

- Foto: Shutterstock.com

Sogros palpiteiros são considerados um dos principais problemas conjugais. Por isso, a independência financeira do casal é primordial para que o casamento possa se estruturar. Claro que é possível buscar conselhos e ajuda dos pais, mas é preciso impor limites para que não cometam excessos.

 

casal mais velho tendo uma conversa com casal mais jovem

Foto: Shutterstock.com

 

Conselho dos pais

A psicóloga Ana Paula Magosso Cavaggioni explica que um aspecto importante é procurar resolver os problemas com o cônjuge primeiro e decidirem juntos sobre os caminhos a serem seguidos. “Caso sintam necessidade de buscar conselhos com os pais, é importante que delimitem o assunto que vão discutir com eles, e que façam juntos, agradecendo o conselho e dizendo que vão pensar melhor sobre o assunto”, sugere.

Voz da experiência

É importante lembrar que conselhos partem da uma experiência individual, que não é necessariamente a mesma para todos. “O casal deve saber reconhecer em que os pais de cada um estão aptos a oferecer uma visão madura e optar se querem ou não buscar essa opinião, já que são pessoas que, sem dúvida, querem o melhor para o casal, mas não necessariamente sabem o que é o melhor para ele”, coloca a psicóloga.

VEJA TAMBÉM:
16 sonhos com pessoas da família e seus significados
10 dicas para melhorar o relacionamento do casal
Que tipo de casal vocês são? Os signos dão a resposta

Sogros intrometidos

O problema acontece quando os sogros resolvem dar palpite em tudo, até sem serem chamados. “Em caso de uma interferência constante, é importante que o casal mantenha um diálogo aberto sobre o que incomoda e encontre uma forma de minimizar a situação. Normalmente a interferência dos sogros é baseada na preocupação com o filho ou filha, e na novidade da situação vivenciada”, explica Ana Paula. Por isso, ela sugere que os filhos auxiliem os pais a se adaptarem a esta nova situação, estabelecendo os novos limites e assumindo uma vida autônoma.

Conversa franca

Para a psicóloga, quando os pais começam a se intrometer é importante conversar com eles de forma firme, mas amorosa. “O ideal é esclarecer o que gosta ou não na relação com eles nessa nova fase, o que espera deles e como se sente em relação a essa intromissão”, finaliza.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência