Cérebro nota 10: ócio criativo para melhor saúde mental

Cérebro nota 10: seu cérebro pode entrar em um estado de funcionamento melhor - basta relaxar. Confira os benefícios do ócio criativo para o órgão

- O ócio criativo pode te ajudar a ter um cérebro nota 10. Foto: iStock.com e Getty Images

Quem não gosta de ficar deitado em uma rede com as pernas para o ar, assistindo um filme ou folheando uma revista? Essas atitudes relaxantes e prazerosas fazem muito bem para a sua saúde, especialmente para seu cérebro. Nesta matéria da série Cérebro nota 10, vamos falar do ócio criativo.

Cérebro nota 10 - ócio criativo. Foto de uma mulher deitada em uma rede. Foto: Shutterstock Images

Para ter um cérebro nota 10, momentos de relaxamento e descontração são essenciais. Foto: Shutterstock Images

Atividades cerebrais intensas produzem substâncias para preparar os neurônios e reagir às solicitações do dia a dia. Mas, se essas atividades forem muito frequentes, os estímulos levam a uma exaustão física e mental. A estafa, por exemplo, é resultante de um mau uso do cérebro.

O que é ócio criativo?

O conceito de ócio criativo foi elaborado pelo sociólogo italiano Domenico De Masi. Para ele, uma rotina equilibrada entre trabalho, estudo e lazer é perfeitamente possível e benéfica. O ócio não significa momentos inertes, mas a ocupação do tempo de forma gratificante e criativa.

Não é necessário haver um esvaziamento da mente, mas a realização de uma atividade prazerosa ou até mesmo de uma simples contemplação de uma foto ou uma paisagem, por exemplo. Nessas condições, o cérebro modifica seu funcionamento e pode trabalhar sem pressão, recuperando-se dos momentos estressantes. Basta se afastar de estímulos excessivos para que as ondas elétricas cerebrais assumam um padrão diferente, resultando num estado de relaxamento quase total.

A teoria do ócio criativo se associa à ideia do Sistema de Autopreservação e Preservação da Espécie (SAPE), ou seja, a interação do sistema límbico (responsável pelas emoções) e o sistema glandular endócrino (responsável pela produção de hormônios). Reserve alguns minutos do dia para se divertir e se distrair. Seu cérebro agradece a longo prazo.

Aprenda mais

O Sistema de Autopreservação e Preservação da Espécie (SAPE) é uma forma cientificamente comprovada para mudar comportamentos e atingir objetivos. A integração do sistema nervoso central, direcionado para as emoções, com o sistema endócrino descondiciona os padrões tradicionais e cria novas possibilidades de aprendizado, beneficiando o cérebro.

 

Especial – Cérebro Nota 10:

Cérebro nota 10: Evite AVC tomando champanhe

Cérebro nota 10: meditar previne depressão e estresse

Cérebro nota 10: comer menos pode prevenir Parkinson e Alzheimer

Cérebro nota 10: ouvir música pode recuperar leões cerebrais

Cérebro nota 10: andar de moto pode turbinar memória e concentração

Cérebro nota 10: jogar videogame melhora habilidades motoras e visuais

Cérebro nota 10: o que atrapalha seu funcionamento?

Texto: Helena Ometto / colaboradora – Edição: Ricardo Piccinato

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência