Cavalinha desintoxica, elimina o excesso de ácido úrico e mais

Cavalinha é um poderoso antioxidante e ameniza os sintomas de problemas renais. Além disso, tem propriedades que ajudam na cicatrização

-

Ela é um poderoso diurético, por isso desintoxica o organismo e elimina o excesso de ácido úrico. Além disso, ameniza os sintomas de afecções nos rins e na bexiga, como cistites e infecções urinárias. Por eliminar as toxinas do organismo, o chá de cavalinha contribui para a diminuição de celulites e reduz os inchaços do período menstrual. “É usada para celulite, úlceras gástricas e fraquezas em geral”, comenta o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit.

chá de cavalinha

Foto: Shutterstock

Vários nutrientes

Por ser rica em nutrientes como potássio, cálcio, flavonoides, taninos e vitamina C, também é recomendada para prevenir osteoporose e reumatismo. O chá também pode ser utilizado em compressas para amenizar olheiras e inchaços nos olhos e combater conjuntivite e acnes, graças à sua ação anti-inflamatória. A cavalinha ainda regula o excesso de menstruação e ajuda a expelir as secreções dos pulmões, sintomas de gripes e resfriados. Amiga da beleza, recupera unhas fracas e quebradiças, aumenta a elasticidade da pele e fortalece os cabelos.

Receitas medicinais

Cistite

Ingredientes:  1/2 litro de água, 1 colher (sobremesa) de talos frescos de cavalinha picados.

Modo de preparo: leve os ingredientes ao fogo e ferva por 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Tome 1 xícara (chá) 2 vezes por dia.

Inchaço

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de talos de cavalinha picados, 1 litro de água

Modo de preparo: leve os ingredientes para ferver. Desligue o fogo, espere amornar e tome.

Dica: a mesma receita pode ser usada em compressas para acnes e para acelerar a cicatrização de ferimentos leves e aftas.

Pedras nos rins ou vesícula

Ingredientes: 1 litro de água, 3 colheres (sopa) de ramo de cavalinha, 3 colheres (sopa) de ramo de quebra-pedra

Modo de preparo: coloque a água, a cavalinha e a quebra-pedra em uma panela e leve ao fogo para ferver. Espere amornar, coe e beba 1 xícara (chá) a cada 6 horas.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: José Bassit, fisioterapeuta.

Texto: Redação Alto Astral

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência