Sorria mais e sinta os benefícios no seu dia a dia

Os benefícios de rir vão muito além de apenas melhorar seu humor. Saiba quais são eles e nos conte o que tira aquele sorriso bobo de você

- Foto: iStock.com/Getty Images

Apenas aquela sensação relaxante que uma boa risada proporciona já é um dos benefícios de rir por si só, mas as vantagens não param por aí. A psicóloga destaca que, “atualmente, sabe-se que o riso, além de atenuar possíveis tensões sociais, diminui o estresse e a ansiedade, reforça a imunidade, relaxa tensão muscular e reduz a dor. Fica cada vez mais claro que o riso pode ser uma terapêutica válida para tratar questões físicas e emocionais”.

Outro ponto é que o riso, acompanhado de pessoas queridas ou até mesmo sozinho, se torna um meio de escape muito eficiente para um problema que esteja incomodando você, permitindo, muitas vezes, enxergar a situação de um ponto de vista menos desconfortável.

Aquele sorriso bobo

Há simples coisas no dia a dia que fazem você sorrir do nada – e até se sentir meio sem graça. Abaixo, separamos 5 delas para você votar em quais tiram de você aquele riso bobo. Clique nas setinhas no canto superior esquerdo e escolha suas preferidas.

Chorar de tanto rir

Essa é uma expressão que pode causar uma confusão para algumas pessoas, já que o choro está muito mais ligado a momentos de tristeza. No entanto, esse fato tem uma explicação bastante simples, uma vez que, como explica a psiquiatra Julieta Guevara, “é a mesma área cerebral envolvida com circuitos relacionados à tristeza, e alguns deles só compartilhados para ambas as emoções”.

O processo ocorre pois, no momento em que o sistema límbico interpreta o sentimento de alegria, transmite a informação para o hipotálamo, estimulando a produção do neurotransmissor acetilcolina. Essa substância, por sua vez, viaja pelo sistema nervoso parassimpático, ligado às glândulas lacrimais, provocando a liberação do líquido. “O riso, como o choro, pode vir separadamente ou simultaneamente, e os dois têm o efeito de diminuir a tensão emocional”, complementa a psicóloga clínica Deborah Passos.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Giovane Rocha – Consultorias: Deborah Williamson Passos, psicóloga clínica e idealizadora do Ateliê Terapêutico Cuidar, em São Paulo (SP); Julieta Guevara, psiquiatra e diretora da Neurohealth — Centro de Métodos Biológicos em Psiquiatria, no Rido de Janeiro (RJ)

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência