Batata frita é mais saudável para o organismo que a cozida, aponta estudo

Uma boa notícia para os fãs de fast-food: segundo um estudo realizado em Granada, na Espanha, a batata frita é mais saudável do que a cozida. Entenda

- Batata frita é mais saudável para o organismo do que a cozida. Foto: Divulgação

Não, não é uma notícia sensacionalista. Você leu certo: a batata frita é mais saudável do que a cozida. À primeira lida, essa informação pode parecer bastante estranha, já que a fritura é considerada a grande vilã da alimentação saudável. Contudo, segundo um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, isso é possível, sim!

E o melhor: os pesquisadores descobriram que não só a batata, mas também outros tipos de vegetais estão sujeitos a esse princípio, desde que a fritura seja feita em azeite extra virgem. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores tomaram como base os alimentos presentes na gastronomia Mediterrânea, reconhecida por seu potencial de prevenção de doenças degenerativas, característica do fato de ser rico em antioxidantes.

Isso porque boa parte da dieta da região mediterrânea gira em torno do azeite extra virgem, seja no preparo ou na finalização. O azeite extra virgem é rico em vitaminas C, E e betacarotenos, além de um grupo de antioxidantes conhecidos por fenóis.

Durante o estudo, alguns vegetais, que também têm fenóis, foram expostos a diversos métodos de preparo, que podiam alterar sua composição. Quando cozidos, a porcentagem de fenóis permanecia estável, sem alteração. Já quando fritos em azeite extra virgem, obtinham uma relevante elevação em sua quantidade, pois durante o processo de fritura, a substância se transfere do azeite para a comida.

A intenção da pesquisa foi quebrar o estereótipo de que todas as frituras são inimigas do nosso organismo. Claro que a gordura e as calorias dos alimentos aumentam, mas os seus benefícios chegam a ultrapassá-los. O próprio potencial antioxidativo, que permanece em alta, colabora na prevenção de algumas doenças degenerativas, diabetes e tipos de câncer.

Vale destacar que a pesquisa utilizou o tipo mais nobre de azeite e vegetais frescos, mercadorias que podem ser caras para o bolso, mas que compensam na hora de avaliar suas vantagens. O que significa que não é para sair comendo batata frita em fast-food e achar que está arrasando, ok?

Você algum dia imaginou que a batata frita é mais saudável que tantas iguarias e seria uma grande aliada da saúde?

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência