Connect with us

O que você está procurando?

Azia e refluxo são duas coisas diferentes! A azia é um sintoma e não uma doença e o problema a ser combatido é o refluxo; Entenda mais sobre o assunto
- Foto: Sidney Tuma/colaborar

Entenda a diferença entre azia e refluxo e cuide-se!

Azia e refluxo são duas coisas diferentes! A azia é um sintoma e não uma doença e o problema a ser combatido é o refluxo; Entenda mais sobre o assunto

Você sabe a diferença entre azia e refluxo? Se você já teve aquela sensação nem um pouco agradável de queimação no estômago ou já se sentiu incomodado ao perceber que tem algum líquido indo até a boca e voltando para a região do abdome, esses podem ser dois dos sintomas que identificam o refluxo.

Embora muitas pessoas apresentem esse quadro e convivam diariamente com o incômodo, é possível (e recomendado) tratar o distúrbio para garantir maior qualidade de vida.

banana assada - alimentos para combater azia e refluxo

Foto: Sidney Tuma/colaborar

Diferença entre azia e refluxo

Depois de comer alimentos gordurosos ou com temperos fortes é comum que a azia resolva aparecer. Embora seja algo comum, poucas pessoas sabem que esse desconforto está entre as principais causas da doença do refluxo. Ou seja, a azia é um sintoma e não uma doença. Exatamente por isso, a sensação de retorno de líquido para a garganta, chamada de regurgitação, e a queimação no estômago são sinais clássicos de refluxo. A boa notícia é que tanto a azia quanto o refluxo podem ser combatidos com a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

De onde vem o refluxo?

Basicamente, é possível dizer que o refluxo ocorre devido à diminuição dos mecanismos de defesa do próprio organismo. “Podemos mencionar a diminuição dos movimentos propulsivos do esôfago, fraqueza da musculatura inferior do esôfago e mudança da anatomia do órgão, causada, por exemplo, pela hérnia de hiato”, explica o endoscopista Sérgio Barrichello.

Para facilitar a compreensão, imagine a cena: ao consumir determinado alimento, o caminho natural percorrido por ele envolve, respectivamente, a boca, a laringe, o esôfago e o estômago. Entre os dois últimos órgãos, existe uma válvula que se abre para que os alimentos passem, sendo que ela se fecha imediatamente para evitar que o suco gástrico saia do estômago e tenha acesso ao esôfago. O grande problema surge quando alguma fraqueza nessa região facilita que o líquido ácido penetre outros órgãos, caracterizando o refluxo.

Alimentos para combater o refluxo

  • Boldo
  • Banana
  • Erva-doce
  • Maçã
  • Chá verde
  • Hortelã
  • Ameixa
  • Cenoura
  • Iogurte
  • Couve

 

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Sérgio Barrichello, endoscopista

Advertisement

Estilo de vida

Confira o tira-dúvidas para você começar a praticar já o pilates, método que vai revolucionar seu bem-estar e tonificar seus músculos!

Estilo de vida

Saiba mais sobre o alho e cebola e fique por dentro dos inúmeros benefícios que esses ingredientes trazem para o organismo!

Estilo de vida

Confira 4 receitas fáceis e saborosas de chá de frutas! Banana, morango, maçã e laranja são alguns dos ingredientes! Veja mais!

Mundo místico

Ser grata a Deus pelas bênçãos recebidas através das preces é a melhor maneira de manter-se positiva diante de um desafio. Mostre sua gratidão!

Mundo místico

São Brás é um santo de muitas curas milagrosas e conhecido como o protetor contra engasgues e moléstias da garganta. Fortaleça sua fé com orações para ele.

Estilo de vida

A contaminação cruzada é mais comum do que se pode imaginar. Saiba como evitar o problema, principalmente em casos de intolerância e alergia!

Estilo de vida

É necessário manter distância de alguns alimentos quando se sofre com a alergia à proteína do leite de vaca. Saiba quais evitar!

Estilo de vida

A postura correta é um dos principais motivos para que a coluna vertebral possa manter-se saudável. Então, saiba como mantê-la da maneira certa!