Connect with us

O que você está procurando?

Para o tratamento de pessoas com autismo, é possível empregar medicamentos. Tire suas dúvidas sobre quais remédios podem ser usados
- Imagem: Shutterstock Images

Autismo: existem medicamentos para o tratamento?

Para o tratamento de pessoas com autismo, é possível empregar medicamentos. Tire suas dúvidas sobre quais remédios podem ser usados

Quando se fala em autismo, a literatura científica e a prática clínica demonstram que as terapias com abordagens cognitivo-comportamentais apresentam melhores resultados do que somente o uso de medicamentos para o controle de alguns comportamentos específicos. Por isso, aliados, os tratamentos podem contribuir para o bem-estar e uma melhor qualidade de vida dos os autistas.

Existem remédios para o autismo?

De acordo com o psicólogo Gabriel Coutinho, “não existe medicação específica para o autismo mas medicações que podem ser utilizadas para tratamento de sintomas pontuais, como a agitação excessiva e a agressividade”. Larissa Helena Zani Santos de Carvalho, psicóloga e mestre em educação especial, lembra que algumas pessoas com TEA também utilizam remédios para o controle do comportamento obsessivo e das alterações no sono. Segundo a psiquiatra Gabriela Stump, esses medicamentos “agem em circuitos cerebrais que estão relacionados a neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina”.

Assim, é possível facilitar o aprendizado e a aplicação de terapias pedagógicas voltadas para a aquisição da linguagem ou de comportamentos sociais. Ao mesmo tempo, novas pesquisas buscam desenvolver tratamentos medicamentosos para melhorar os efeitos da co-morbidade (doenças ou transtornos que ocorrem junto ao autismo), como quadros de epilepsia e depressão.

Imagem: Shutterstock Images

Imagem: Shutterstock Images

Há medicamentos para autistas distribuídos pelo SUS?

No início de 2015, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer o medicamento Risperidona para o tratamento de sintomas do autismo. O medicamento já era utilizado em consultórios privados, mas não estava disponível na rede pública.

A Risperidona tem efeito sobre a maior parte dos transtornos relacionados aos pensamentos e às emoções. Além disso, é utilizado para o tratamento de sintomas como agressividade e transtornos psicomotores. Embora seja indicado para crianças a partir de cinco anos, nem todos os autistas precisam tomá-lo, já que cada caso apresenta sintomas diferentes e requer uma avaliação médica própria.

 

Veja também!

Autismo: como agem os medicamentos?

5 fatos que você não sabia sobre autismo

Autismo: as causas, o diagnóstico e o tratamento

 

CONSULTORIA Gabriel Coutinho, psicólogo e professor do Centro Universitário Celso Lisboa, no Rio de Janeiro (RJ); Gabriela Viegas Stump, psiquiatra e responsável pela formação dos residentes do PROTEA (Ambulatório de Autismo) do Ipq – HC-FMUSP; Larissa Helena Zani Santos de Carvalho, psicóloga, mestre em educação especial e docente em psicologia na Universidade do Sagrado Coração (USC), em Bauru (SP).

FONTE: A medicação para falta de atenção e hiperatividade funciona em pessoas com autismo?, artigo de Rosa Magaly Morais e Rebeca Costa e Silva, publicado no site da Associação de Amigos do Autista (AMA) em 2009.

TEXTO: Érica Aguiar e Marcelo Ricciardi

ENTREVISTAS: Érica Aguiar e Natália Negretti

Advertisement

Estilo de vida

Conheça os alimentos que ajudam a aliviar a azia com suas propriedades nutricionais!

Estilo de vida

É certo que a infância é um período em que absorvemos tudo quanto é tipo de coisa. Mas, e quando somos bebês: a inteligência já começa a ser desenvolvida?

Estilo de vida

Colocar em números o nível do desenvolvimento da sua inteligência é a curiosidade de muitas pessoas. Veja como o teste de QI avalia essa capacidade

Estilo de vida

Existem quadros de ansiedade que podem ser revertidos por meio de terapias. Conheça aqui as psicoterapias mais indicadas.

Estilo de vida

Conheça duas formas de tratamento que posem ser eficazes para o autismo: a terapia ocupacional e a metodologia Snoezelen / MSE

Estilo de vida

As aves não devem ingerir somente sementes: elas também devem ter uma alimentação equilibrada para permanecerem saudáveis. Confira!

Estilo de vida

Também chamado de pseudo cereal, a quinoa possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.

Estilo de vida

Confira quais são os benefícios desse alimento para a saúde e entenda o papel do licopeno, substância responsável pela cor vermelha do tomate.