8 atividades para fazer com as crianças nas férias

O período de férias é especial para passar com os filhos. Deixe os dias mais divertidos! Confira 8 atividades para fazer com as crianças nas férias!

- FOTO: Shutterstock

O período de férias é um momento especial para passar com os filhos. Deixe os dias mais divertidos e produtivos com atividades em grupo. Confira 8 atividades para fazer com as crianças nas férias:

Crianças e bebê brincando

FOTO: Shutterstock

1. Confecção de massinha caseira

Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a criatividade, além de estimular a autonomia e a confiança, pois a criança produz sua própria massinha.

Como fazer: em uma vasilha, misture 1 xícara (chá) de farinha de trigo e 1/2 xícara (chá) de sal. Acrescente, aos poucos, 1/2 xícara (chá) de água e 1/4 de xícara (chá) de vinagre. Por último, coloque 1/4 de xícara (chá) de tinta guache. Mexa com as mãos até obter uma massa lisa.

2. Atividades de artesanato

Com materiais que já têm em casa, as crianças podem criar objetos e brinquedos, aprimorando as habilidades artísticas e as noções sobre reciclagem.

Como fazer: usando caixas, tecidos, garrafas de plástico, papelão, etc., dá para fazer casinha de bonecas, estacionamento de carrinhos e o que mais a criatividade mandar.

3. Circuito cronometrado

Além de movimentar o corpo, a atividade aprimora o autocontrole para alcançar mais agilidade, melhora a noção de tempo e ensina a superar as próprias limitações.

Como fazer: vá a um parque, bosque, praça ou defina uma parte do quarteirão para a caminhada, que deve ser cada vez mais rápida.

Menina sorrindo no parque

FOTO: Shutterstock

4. Festa à fantasia

As crianças escolhem os personagens com os quais mais se identificam. Assim, elas praticam seus lados artísticos, a socialização entre os amigos, a originalidade e a personalidade.

Como fazer: as roupas podem ser feitas a partir do que se tem em casa ou compradas prontas. Coloque música e deixe a criançada se divertir.

5. Caça ao tesouro

A aventura trabalha a dinâmica da criança, os espaços da casa ou do bairro, as noções de localização, o raciocínio com as pistas, o trabalho em equipe e a iniciativa.

Como fazer: o adulto deve esconder uma caixa ou baú com brinquedos, doces ou o filme preferido da turma. Com a ajuda de dicas e charadas, as crianças devem procurar o tesouro.

6. Gincana

Segurar uma laranja ou bexiga com a cabeça envolve equilíbrio e cooperação; brincadeiras com corda ajudam a criança a ter mais flexibilidade e sincronismo; atividades com bola trabalham o condicionamento físico.

Como fazer: escolha as atividades de acordo com o espaço em casa e coordene as brincadeiras, ensinando a respeitar as regras e o adversário.

7. Teatro de fantoches

É uma das brincadeiras mais completas, pois desenvolve na criança o vocabulário, a dicção, as expressões corporais e artísticas, a imaginação e a dramatização.

Como fazer: com uma caixa de papelão e tecidos, crie o cenário e os personagens. Os bonecos também podem ser comprados prontos em lojas de brinquedos educativos.

8. Dia de jogos

Quebra-cabeça, jogo da memória, dominó e cartas usam o raciocínio lógico da criança, o discernimento de regras e a disciplina.

Como fazer: os jogos podem ser feitos até com recortes de revistas e embalagens. Motive os pequenos a usarem a criatividade!

 

Fonte: Priscila Manetta, coordenadora do Colégio Itatiaia, São Paulo Texto: Aline Mendes/Colaboradora Revisão: Carolina Guidio Cachoni

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência