Especialistas apontam que uma das principais e mais eficientes maneiras de controlar o diabetes é aumentar a ingestão de fibras. “A fibra é um nutriente que não é absorvido pelo nosso organismo e, por isso, durante a digestão se agrupa ao açúcar, gordura e colesterol. Como o consumo de fibra retarda a absorção dos açúcares, ela promove um benefício ao paciente diabético: a redução dos picos de hiperglicemia”, esclarece a nutricionista Elaine Moreira.

Foto iStock.com/Getty Images
Onde encontrar?
Alimentos integrais e ricos em grãos são fontes de fibras, que os tornam carboidratos complexos e são digeridos lentamente pelo organismo. “As fibras solúveis, presentes em alimentos integrais, fazem a glicose ser liberada mais lentamente no intestino e impedem a concentração elevada de glicose no sangue”, explica a nutricionista Ângela Cardoso. Em geral, alimentos integrais, frutas, verduras e legumes têm bastante quantidade do nutriente. Aveia, cevada, arroz integral, grão-de-bico, lentilha, soja, maçã, couve e laranja com bagaço são boas opções para incluir no cardápio – tanto de quem tem diabetes, quanto de quem não tem.
Saiba mais:
O que acontece quando consumimos muito sal?
Mitos e verdades sobre alimentação saudável
Solúveis x Insolúveis
Estes são os dois tipos de fibras existentes. As insolúveis são responsáveis pelo aumento do bolo fecal, colaborando com o trânsito intestinal. Já as solúveis são metabolizados no estômago e diminuem a assimilação de açúcares e gorduras pelo organismo, colaborando, então, para o controle do diabetes.
Consultoria Elaine Moreira, nutricionista; Ângela Cardoso, nutricionista