Connect with us

O que você está procurando?

O maior problema é quando acontece o rompimento de um aneurisma e, consequentemente, a hemorragia. Entenda melhor quais são os riscos que um aneurisma pode oferecer!
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Aneurisma cerebral pode levar à morte: entenda mais sobre o assunto!

O maior problema é quando acontece o rompimento de um aneurisma e, consequentemente, a hemorragia. Entenda melhor quais são os riscos que um aneurisma pode oferecer!

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil pessoas morrem por ano pelo rompimento de um aneurisma no Brasil. O problema é caracterizado por uma dilatação anormal na parede de uma artéria do cérebro e ocorre quando o fluxo sanguíneo pressiona uma região enfraquecida, formando uma saliência.

 

A dor de cabeça é um dos sintomas mais marcantes do rompimento de um aneurisma

FOTO: Shutterstock Images

 

Aproximadamente 5% da população possui algum tipo de aneurisma cerebral, porém apenas uma pequena porcentagem dessas pessoas apresenta os sintomas ou a ruptura da artéria. “O aneurisma é uma distorção anatômica da parede de uma artéria. Quando existe uma dilatação patológica localizada na parede dela, dizemos que ali há um aneurisma. Essa dilatação traz fragilidade ao vaso, tornando seu rompimento mais fácil. Esse problema pode ocorrer em qualquer artéria do corpo humano”, explica o neurologista Leandro Teles.

 

 

Aneurisma: entenda melhor

Há vários tipos de aneurisma que podem depender do tamanho, da localização, do formato ou da causa. Uma pessoa pode ter esse problema e não apresentar sintomas. Nesse caso, a pessoa só identificará a doença caso passe por uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada.

“Acredita-se que cerca de 3% a 5 % da população desenvolva esse problema durante a vida, sendo a maioria congênito. Porém, a maior parte deles são pequenos e assintomáticos, sendo desconhecidos pelos seus portadores. Por isso, dizemos que o aneurisma é uma doença quase sempre silenciosa. A manifestação clínica ocorre no momento da ruptura (com sangramento cerebral), ou quando ele é grande e comprime estruturas ao seu redor, como os nervos”, destaca Leandro.

 

O aneurisma cerebral deve ser tratado com ajuda médica

FOTO: Shutterstock Images

 

Principais riscos

O maior problema é quando acontece o rompimento de um aneurisma e, consequentemente, a hemorragia. “Acredita-se que o risco de rompimento esteja em cerca de 0,5% a 1% ao ano, sendo maior para os aneurismas grandes (acima de 10mm). Por isso, o aneurisma em jovens preocupa mais, pois, como a expectativa de vida é maior, aumenta o risco de rompimento”, frisa Leandro. Além disso, o rompimento pode ser fatal.

 

Consultoria Leandro Teles, neurologista

 

 

LEIA TAMBÉM:

Entenda a importância da memória no dia a dia

Descubra como o estresse afeta a saúde e a mente

Exercícios físicos são capazes de estimular o cérebro

 

Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que a manga ajuda a prevenir o câncer? Isso mesmo, além das vitaminas, a fruta contém alguns antioxidantes que reduzem em até 80% o crescimento de células cancerígenas. Saiba mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Blindar a saúde cardiovascular pode ser mais simples do que você pensa! Confira alguns hábitos diários para proteger a saúde do coração

Geral

Embora vários fatores tenham sido descritos ao longo dos anos como culpados por esse problema, foi descoberto que os pais têm culpa pela obesidade infantil

Estilo de vida

Você sabia que a planta unha-de-gato pode ajudar muito em dores, inflamações e até mesmo na perda de medidas? Veja tudo o que ela pode fazer por você!

Estilo de vida

Ao contrário do que muitos pensam, o infarto feminino mata mais do que o próprio câncer! Descubra sobre os sintomas da doença e previna-se!

Estilo de vida

Muitas pessoas ficam na dúvida de como fazer chá de forma correta. Qual seria a temperatura ideal da água, a quantidade de ervas e até como armazená-lo, são algumas questões que surgem na hora de preparar a bebida

Estilo de vida

Você sabia que nem sempre a causa das dores no tornozelo tem apenas um responsável? Descubra como se forma o esporão e entenda o problema!

Estilo de vida

Existem diversas modalidades de lutas, cada uma com benefícios diferentes. Conheça 3 modalidades de lutas e aproveite todas as vantagens!