Connect with us

O que você está procurando?

Alguns transtornos mentais são pouco conhecidos pela população. Entretanto, eles possuem algumas características um tanto quanto peculiares.
- FOTO: Shutterstock.com

Veja alguns transtornos mentais pouco comuns

Alguns transtornos mentais são pouco conhecidos pela população. Entretanto, eles possuem algumas características um tanto quanto peculiares.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente um terço da população apresenta algum tipo de transtorno mental. Um dos motivos que favorece esse quadro é o aumento significativo do número de problemas de saúde considerados distúrbios mentais no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o livro guia de psiquiatras e psicanalistas. Desde 1952, o número passou de 106 para 365.

Entre os distúrbios descritos no manual, há alguns pouco conhecidos pela população – mas que possuem características peculiares. Confira três deles aqui:

hipocondria

FOTO: Shutterstock.com

Hipocondria

A hipocondria costuma ser generalizada para qualquer caso de pessoas que se preocupam demais com a própria saúde. No entanto, em casos de indivíduos com o transtorno, a preocupação chega à obsessão. Simplificada como mania de doença, é caracterizada pelo medo crônico de ter alguma doença séria, geralmente gerado pela má interpretação de funções normais do corpo (como os batimentos do coração).

O hipocondríaco cria uma insegurança tão grande que, mesmo médicos e exames apontando que tudo está bem, ele continua na expectativa de que em algum momento algo pior pode acontecer. Isso faz com que, muitas vezes, viva rodeado de medicamentos, o que pode acabar fazendo mal à saúde.

Síndrome de Munchausen

O nome pode ser complicado, mas trata-se de uma versão de transtorno parecido com a hipocondria. Só que, neste caso, o indivíduo cria doenças que não existem. Geralmente, com o objetivo de despertar empatia e receber tratamento e cuidados médicos, quem sofre deste problema simula ou até mesmo causa sintomas da suposta doença.

Uma variação mais rara do transtorno ainda envolve terceiros: o paciente induz ou simula uma enfermidade na vítima, fazendo com que ele tenha que ir ao médico, quando nega qualquer conhecimento da situação real.

Mutismo seletivo

Há quem acredite que não passe de frescura, mas o transtorno existe, sim. Sua principal característica é a falta de habilidade de conversar em situações sociais específicas, como em público, na frente do sexo oposto ou em locais com muita gente.

A ciência ainda não sabe ao certo o que causaria este transtorno, mas pesquisas apontam que relações conflituosas entre filhos e pais podem desencadear o quadro ainda na infância.

 

Veja mais:

Conheça alguns casos de transtornos mentais

5 mitos e verdades sobre transtornos mentais

Tire suas dúvidas sobre transtornos mentais

 

Texto: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Conheça os tipos de uva, um alimento que faz bem para o coração e a memória, fortalece o sistema imunológico e previne tumores!

Estilo de vida

O segredo para controlar os radicais livres, são os alimentos antioxidantes. Além de manterem as células em ordem, trazem outros benefícios para a saúde.

Estilo de vida

Irresistível no sabor e na crocância, a família dos chips está crescendo e se tornando cada vez mais saudável. Aprenda a fazer essas delícias em casa

Estilo de vida

Carboidratos não fazem bem para a saúde? Opte pelos integrais que, além de sabor, trazem diversos benefícios e mais saúde ao organismo

Estilo de vida

O alho-poró é um tempero que enriquece os pratos com muito sabor e diversos nutrientes. Aprenda a usá-lo em receitas saudáveis

Estilo de vida

Além de aumentar o peso, o inchaço pode trazer outros desconfortos a quem sofre com ele. Saiba diferenciar os 3 tipos de inchaço e veja qual é o seu!

Estilo de vida

A alimentação é a base para prevenir e tratar o diabetes. Ter consciência dos benefícios de alguns alimentos é fundamental para criar o cardápio ideal.

Estilo de vida

Quem não gosta de academia não tem desculpa! Com movimentos que utilizam todo o corpo, o Pilates pode, sim, ajudar a perder os quilos indesejados. Confira!