Açaí previne o envelhecimento precoce

O açaí não é só delicioso! Ele é uma fruta riquíssima em antioxidantes, vitaminas e minerais, que ajudam a proteger o organismo e dá mais energia

- Foto: Stock.com/Getty Images

Originário da região Amazônica, o açaí tornou-se muito popular entre os brasileiros devido ao seu sabor único e seu consumo
que, aliado à uma dieta saudável, pode trazer diversos benefícios à saúde. A fruta, tipicamente brasileira, é composta por muitos nutrientes e suas propriedades envolvem ações antioxidantes, anti-inflamatórias, energéticas e vasodilatadoras.

 

açaí na tigela

Foto: Stock.com/Getty Images

O açaí apresenta em sua composição ferro, cálcio, potássio, fósforo, ômega 6 e ômega 9, vitaminas (B1, C e E), fibras e antocianinas, todos responsáveis pelo valor nutricional incontestável da fruta.

Roxinho do bem!

As antocianinas, que dão a cor arroxeada à fruta, ajudam a prevenir o envelhecimento das células e dos órgãos, pois sua função antioxidante neutraliza a oxidação da parte externa das células, agindo sobre os radicais livres, o que faz com que o açaí seja conhecido como um fruto rejuvenescedor.

Além disso, seu consumo também pode reduzir o aparecimento de células cancerígenas, graças à presença do ácido oleico.
A fruta, quando consumida de forma regular, ainda ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) presentes no sangue e diminuem os riscos de doenças cardiovasculares.

Saiba mais:

Café da manhã garante energia e controla a fome

Açaí com granola: protege o cérebro e aumenta a imunidade

Pão de granola e açaí

 

No maior pique!

Por possuir um alto teor energético, o açaí ajuda a manter o pique na hora de praticar atividades físicas e treinar, além de fortalecer os músculos e prevenir anemias devido à presença do ferro em sua composição.

“Apesar de ser uma fruta riquíssima em nutrientes benéficos à saúde, o açaí é muito calórico. Dessa forma, é preciso ter cuidado com a quantidade e a frequência com que se come, já que ele pode contribuir com o ganho de peso, caso consumido de forma exagerada, e a pessoa não realize nenhuma atividade física paralelamente”, afirma a especialista em nutrição esportiva Paula dos Santos Ribeiro.

 

Consultoria: Paula dos Santos Ribeiro, especialista em nutrição esportiva

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência