Connect with us

O que você está procurando?

Quem não gosta de academia não tem mais desculpas! Confira 6 sugestões de atividades prazerosas e escolha a que mais combina com você.
- Foto Shutterstock.com

5 sugestões de atividades físicas para quem não gosta de academia

Quem não gosta de academia não tem mais desculpas! Confira 6 sugestões de atividades prazerosas e escolha a que mais combina com você.

Quem não gosta de academia não tem mais desculpas: existem diversas atividades que, além de tornear o corpo e colaborar para a perda de peso, melhoram o bom humor e a saúde em geral. Confira 6 sugestões de atividades prazerosas e escolha a que mais combina com você!

mulher caminhando na praia

Foto Shutterstock.com

Bicicleta

Pedalar favorece o condicionamento físico, ajuda o metabolismo a trabalhar constantemente (queimando calorias a todo vapor), apresenta baixo impacto para joelhos e articulações, reduz o estresse e fortalece pernas e bumbum.
Gasto calórico: de 300 a 600 calorias a cada 50 minutos, dependendo da intensidade.
Frequência: as iniciantes devem pedalar até três vezes na semana. Já as mais avançadas podem andar de bicicleta todos os dias, desde que não exagerem nem prejudiquem a musculatura.
Melhor horário: se for ao ar livre, no início da manhã (antes das 10h) ou no final da tarde (após às 16h).

Caminhada

A atividade promove a eliminação de toxinas pelo suor, perda de peso, aumento da disposição, produção de endorfina e diminuição do estresse. Com isso, você fica menos ansiosa e não desconta as emoções nos alimentos.
Gasto calórico: entre 400 e 500 calorias a cada 50 minutos.
Frequência: para as iniciantes, o ideal é caminhar três vezes na semana. Para quem já faz exercícios físicos, o recomendado é de cinco a seis vezes.
Melhor horário: depende de cada pessoa. Lembre-se apenas de ter cuidado ao caminhar no período entre 10h e 16h por causa da exposição excessiva ao sol.

Pilates

É um método que utiliza o peso do próprio corpo na execução dos exercícios e virou febre nas academias de todo o país. O pilates melhora a postura, tonifica a barriga, os glúteos e as coxas, alivia o estresse e dores crônicas, estimula o sistema circulatório e oferece mais flexibilidade.
Gasto calórico: de 250 a 500 calorias, dependendo do nível da aula.
Frequência: fazendo pilates duas vezes por semana já é possível perceber os resultados. Para as pessoas que estão no nível avançado, pode-se fazer três ou mais vezes.
Melhor horário: como os movimentos concentram-se muito no abdômen, o recomendado é praticar o pilates longe das refeições.

Mulher, senhora, branca, loira, linda, sorrindo, fazendo pilates

Foto iStock.com/Getty Images

Jump

A aula é realizada em uma cama elástica pequena, onde os movimentos são similares ao pulo. O jump melhora a circulação sanguínea, fortalece pernas, bumbum e abdômen, além de favorecer o condicionamento físico e ajudar no emagrecimento.
Gasto calórico: cerca de 300 a 600 calorias a cada 60 minutos.
Frequência: as iniciantes devem fazer a aula duas vezes por semana, em dias alternados. Já para quem pratica exercícios há mais tempo, é recomendado até três vezes, também alternando os dias.
Melhor horário: como a atividade mexe bastante com todo o corpo, o ideal é que ela seja realizada depois de comer algo leve e nunca após o almoço ou jantar.

Saiba mais:

Memória e atividade física são grandes aliadas. Veja por quê

Pilates: criança também pode praticar!

Os melhores exercícios físicos para cada necessidade

Hidroginástica

A ginástica na água melhora o condicionamento e a coordenação física, dá mais força, agilidade e resistência muscular, favorece a flexibilidade e reduz o estresse. É um excelente exercício para secar os quilinhos extras e combater a osteoporose sem agredir as articulações.
Gasto calórico: cerca de 300 a 400 calorias, dependendo da intensidade.
Frequência: inicialmente, pode-se fazer a atividade três vezes por semana. Quando alcançar um nível mais avançado, recomenda-se aumentar para todos os dias.
Melhor horário: pode ser praticada em qualquer momento do dia. Mas quem sofre de algum distúrbio do sono deve evitar a hidroginástica no período da noite.

 

Texto Jacque Lopes | Consultoria Raphael Gomes, fisioterapeuta e personal trainer; Danilo Simões, professor de jump; Paulo Machado, professor de Mat Pilates; Maicon Reis, professor de hidroginástica

 

 

Advertisement

Estilo de vida

Alguns alimentos sozinhos são responsáveis por inúmeras vantagens para a saúde do corpo. Então quando combinados, esses benefícios são turbinados!

Estilo de vida

Alguns hábitos podem influenciar o bom funcionamento intestinal e acabar com os incômodos do intestino preso. Confira 5 dicas e aposte nelas!

Estilo de vida

O pensamento positivo tem um importante papel no combate à depressão. Veja como seu cérebro pode ajudar a superar o distúrbio.

Estilo de vida

Com alguns minutos por dia, você pode transformar seu quintal e varanda em uma bela horta! Assim, você garante alimentos sempre frescos. Confira!

Estilo de vida

Alguns alimentos são tão saborosos que dá vontade de comer todos os dias. Mas, na maioria dos casos, eles prejudicam o organismo. Saiba quais são!

Estilo de vida

As salsichas fazem parte de uma infinidade de pratos, mas podem ser muito prejudiciais à saúde, reduzindo o tempo de vida das pessoas.

Estilo de vida

Apesar de ser uma doença silenciosa e quase não apresentar sintomas, a pressão alta causar inúmeros danos ao organismo, além de originar problemas graves como falência renal, infarto e AVC

Estilo de vida

Os multivitamínicos são recursos usados por muitas grávidas, mas eles podem não trazer benefícios para as mamães e para os bebês.