Connect with us

O que você está procurando?

Você sabia que uma mudança nos seus hábitos diários é uma das melhores formas de afastar e combater a ansiedade? Veja como enfrentar o problema!
- Foto: Shutterstock

5 maneiras de combater a ansiedade e afastar o problema

Você sabia que uma mudança nos seus hábitos diários é uma das melhores formas de afastar e combater a ansiedade? Veja como enfrentar o problema!

Existem várias formas de combater a ansiedade, muitas vezes, de maneira complementar. Algumas dessas alternativas são os medicamentos e a terapia com ajuda de um psicólogo, psiquiatra ou um psicanalista. Porém, existem também outros métodos que ajudam, e muito, quem sofre com esse mal. Confira algumas dicas que podem ser aplicadas para prevenir e afastar o distúrbio de ansiedade.

ansiedade-rotina-exercicios

Foto: Shutterstock

1. Mude seu estilo de vida

Pequenas mudanças são necessárias e muito bem-vindas para acabar com a ansiedade. “Elas são essenciais para redução do risco de recaídas, por isso, é importante que o paciente se preocupe com sua qualidade de vida pessoal, profissional, familiar e social. Os atuais níveis de exigência, altíssimos para os padrões saudáveis de desempenho, criam o estresse crônico e são incompatíveis com a vida humana”, explica a psiquiatra Maria Cristina de Stefano. Dessa maneira, é importante ter alguma atividade de lazer e uma prática esportiva, pois esses hábitos liberam endorfina, também conhecido como hormônio do prazer, que alivia as dores do corpo e promove o relaxamento. Isso também vale para a alimentação. É necessário se alimentar bem e com qualidade, fazendo várias refeições leves durante o dia, mantendo o metabolismo ativo e a fome sob controle.

2. Respiração

Você se esquece de respirar. Pode parecer brincadeira, né? Mas não é. Normalmente, o modo como as pessoas respiram – respiração instintiva e rápida, controlada pelo sistema nervoso central – não permite que elas recebam todas as benefícios que conseguiriam se fizessem de uma maneira mais dedicada. Por isso, é indicado que, algumas vezes ao dia, você pare o que esteja fazendo e respire fundo algumas vezes, principalmente se estiver passando por um período estressante. Basta tentar encher por completo os pulmões durante alguns segundos, começando pela região da barriga e subir até o peito, e depois soltar pela boca, vagarosamente.

3. Meditação

É um ótimo exercício para controlar a ansiedade e livrar a mente dos problemas do dia a dia. A meditação está muito ligada à respiração e ambas devem ser feitas juntas. Logo pela manhã, tente separar alguns minutos do seu tempo para colocá-la em prática. Sente-se de uma maneira confortável, concentre-se em respirar bem, enchendo os pulmões por completo, e preste bastante atenção aos movimentos feitos.

Dessa maneira, tente esvaziar a cabeça e se dedique apenas à respiração, sem se distrair com o ambiente. Pode parecer difícil no começo, mas com a prática, a meditação se torna um exercício fácil e prazeroso. “Atividades como acupuntura, atividade física e meditação, por exemplo, são coadjuvantes do tratamento medicamentoso. Aprender a controlar a respiração aumenta a potência muscular, o equilíbrio emocional e a flexibilidade de pensamentos e opiniões, reduzindo os sintomas da ansiedade, pois regulam o sistema nervoso central e periférico”, elucida Maria Cristina.

ansiedade-yoga-meditacao

Foto: Shutterstock

4. Yoga

Assim como a meditação e a respiração, o yoga é uma ótima alternativa de exercício para quem busca ter uma vida menos ansiosa. As posturas exigem muita atenção na respiração e incentivam os praticantes a terem um melhor controle corporal. A filosofia que cerca o yoga também prega por um uma vida mais feliz e melhor aproveitada.

5. Procure ajuda

Reconhecer quando algo está errado e receber ajuda das pessoas, principalmente de profissionais, é uma das melhores soluções possíveis para o problema. Portanto, abra-se com quem você ama e busque momentos de felicidade, que o façam se esquecer dos problemas e ajudem a dizer adeus à ansiedade.

 

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador

Consultoria: Maria Cristina de Stefano, psiquiatra

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

Hoje em dia, a acumulação compulsiva é tratada como uma desordem neurológica. Saiba o que ocorre no cérebro de um acumulador

Estilo de vida

Exagerou na bebida? Saiba as consequências de beber além da conta e veja como se livrar da famosa ressaca do dia seguinte!

Estilo de vida

A síndrome de burnout causa uma queda na produção dos neurotransmissores, acarretando em sintomas ligados tanto à depressão como à ansiedade

Estilo de vida

Atividades como fisioterapia e fonoaudiologia são fundamentais no tratamento do autismo. Conheça mais métodos que auxiliam nesse processo

Estilo de vida

Você está sempre com fome, beliscando uma coisinha aqui e outra ali? Veja como as combinações que você faz nas suas refeições podem te dar mais saciedade!

Estilo de vida

Em casa, no trabalho e no restaurante: saiba como armazenar folhas e legumes pra levar em qualquer lugar e manter a alimentação em dia!

Estilo de vida

Saiba mais sobre como as fibras podem contribuir para o emagrecimento e trazer vários benefícios para a sua saúde. Leia mais!

Estilo de vida

Com líquidos em todas as refeições, a dieta da Lua pode ajudar você a chegar no manequim desejado. Confira o cardápio e aproveite!