5 curiosidades que você não sabia sobre o cérebro

Sua mente é mais complexa do que você pode imaginar

- você

Você usa seu cérebro 24 horas por dia, os sete dias da semana. Ele não para nenhum segundo para dar conta de praticamente todas as atividades do organismo. Saiba mais sobre esse órgão tão enigmático.

1. O cérebro precisa de descanso

“Dormir é um grande mistério, em vários momentos do sono o cérebro é tão ativo como em momentos de vigília. Logo, o sono é um estado de consciência em que o cérebro está ativo, mas o sono provoca recuperação e é fundamental”, afirma o neurologista Luciano Magalhães Melo.

O especialista esclarece é que, durante a vigília, descansar também é importante, pois é nesse período em que há a recuperação de neurotransmissores. Por isso, é melhor você dar uma pausa para descansar um pouco, antes de retomar as atividades.

2. Se você beber demais, destruirá seus neurônios

Algumas bebidas alcoólicas, como o vinho, podem ajudar na saúde e proteger o corpo de diversas doenças. Mas, quando essas bebidas alcoólicas são ingeridas em demasia, elas podem destruir os neurônios. Portanto, você não deve exagerar! Utilize dos benefícios delas, mas cuidado para não exagerar.

3. Quem exercita o cérebro é mais inteligente

Se você aposta em jogos para ficar mais inteligente, você está no caminho certo. O neurologista esclarece que sim, a inteligência pode ser desenvolvida: “essa é uma questão interessante, a inteligência pode ser desenvolvida, mas existe algo de inato também”.

você

Foto: Shutterstock Images

4. O lado esquerdo e o lado direito do cérebro são diferentes

“São muito diferentes. As capacidades para linguagem se situam quase sempre no hemisfério esquerdo. Para destros, a área em que a mão direita está representada no cérebro é muito maior do que a mão esquerda. O hemisfério esquerdo também cuida com maior importância de práticas motoras simples, habilidades motoras. Por sua vez, o hemisfério direito situa melhor o ser no espaço e suas partes corporais no espaço. O hemisfério esquerdo foca a atenção em um determinado ponto, e mantém a atenção neste ponto. O hemisfério direito ajuda a decidir que chegou o momento de escolher outra coisa para se ater, que a situação mudou e talvez continuar na mesma tarefa imponha prejuízo”, afirma Luciano.

5. Algumas pessoas têm áreas do cérebro mais desenvolvidas

“Um excepcional pianista possui áreas cerebrais mais desenvolvidas para ação de suas mãos do que um jogador de futebol. Um grande jogador de futebol, por sua vez, terá que ter outras funções mais bem treinadas, como habilidades motoras em pernas e boa percepção espacial. Um físico desenvolverá maiores habilidades matemáticas, raciocínio lógico. Estas habilidades envolvem funções cognitivas diferentes, que podem ser exercitadas e mudar a atividade cerebral. Você ativa uma via conforme sua cupação, estímulos e incentivos que recebeu desde criança. Os neurônios associados desempenharão mais”, explica Luciano. É por isso que, sim, o cérebro pode ser treinado e ser desenvolvido.

 

Saiba mais!

Como o cérebro reage com o chá de Santo Daime

Mapa revela 97 novas áreas do cérebro

Mitos e verdades sobre o cérebro

 

Consultoria: Luciano Magalhães Melo, neurologista
Texto: Amanda Araújo/colaboradora – Edição: Natália Negretti

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência