Espinafre previne tumores e protege os olhos

O espinafre é um poderoso protetor natural contra o surgimento de tumores. Além disso, ele é rico em nutrientes que protegem a saúde dos olhos.

Espinafre ajuda no combate a tumores
Foto Shutterstock Images

Imortalizado pelo desenho animado do marinheiro Popeye, o espinafre é um dos alimentos campeões em ácido fólico, que também é conhecido como vitamina B9. Esse nutriente participa da formação dos genes e garante que a divisão celular aconteça corretamente. Por isso, é de grande importância para o bom desenvolvimento do feto, para o adequado funcionamento do sistema nervoso, na formação de glóbulos vermelhos e na prevenção de tumores e doenças cardíacas.

 

Espinafre ajuda no combate a tumores

Foto Shutterstock Images

 

Proteção para a saúde

A verdura é uma boa fonte de carotenoides, entre eles a luteína, zeaxantina e o betacaroteno, precursor da vitamina A. São substâncias antioxidantes que protegem as células da ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e surgimento de tumores. “Estudos sugerem que o consumo de alimentos ricos em luteína e zeaxantina está associado ao menor risco de degeneração macular”, afirma a nutricionista Greice Caroline Baggio.

 

SAIBA MAIS:

Aprenda a preparar uma deliciosa omelete de verduras

O que faz os alimentos verde serem tão poderosos?

Confira cuidados essenciais para garantir que o suco verde funcione

 

O betacaroteno encontrado no alimento contribui para a saúde dos olhos, prevenindo inflamações como a conjuntivite, atua contra lesões da pele e a favor de um belo bronzeado.

 

Wrap de espinafre

Ingredientes:

*1 dente de alho picado

*200g de espinafre aferventado e picado

*1 colher (sobremesa) de azeite

*1 embalagem (150g) de cream cheese light

*8 fatias de pão light integral

Modo de preparo

Refogue rapidamente o alho e o espinafre no azeite, misture o cream cheese e reserve. Passe um rolo nas fatias de pão para afinar. Distribua em cada fatia uma porção da pasta de espinafre, enrole formando um cone e prenda com palitos. Sirva em seguida.

 

Texto Alice Ramos/Colaboradora

Consultoria Greice Caroline Baggio, nutricionista