Veja por que inserir o espinafre no seu cardápio semanal

Com nutrientes antioxidantes, o espinafre fortalece o sistema imunológico, blinda a visão e regula o intestino. Confira quais são os nutrientes da verdura

espinafre-saude-nutrientes
Foto: iStock.com/Getty Images

As folhas verde-escuras, como o espinafre, podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diversas formas de câncer, segundo a nutricionista Greice Caroline Baggio. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o espinafre possui uma substância chamada geranilgeraniol, que tem capacidade de impedir a ação de um gene responsável pela proliferação de tumores.

espinafre-saude-nutrientes

Foto: iStock.com/Getty Images

Em termos nutricionais, o espinafre contém ácido fólico, ácido ascórbico, potássio, cálcio, ferro e magnésio. O consumo de alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, aumenta a absorção de ácido fólico pelo organismo. “O ácido fólico protege contra doenças cardíacas, controla a hipertensão e é essencial durante a gestação”, explica Greice.

Sugestões de consumo

O ideal é ingerir as folhas cruas e frescas, para que os micronutrientes não se percam na hora do cozimento, e equilibrar os nutrientes da refeição para que não haja competição entre os alimentos. Por exemplo, o ferro presente no espinafre pode ser anulado pelo cálcio encontrado no queijo. A nutricionista sugere optar pela verdura orgânica. “Estudos demonstraram que os espinafres orgânicos contêm maiores quantidades de flavonoides e vitamina C, e menos nitratos, que podem formar compostos carcinogênicos”, afirma.

Contraindicação

O espinafre contém ácido oxálico e ácido fítico, antinutrientes que impedem a absorção de minerais, por isso deve ser consumido no máximo duas vezes por semana.

Receita de Suflê de Espinafre

Ingredientes:

  • 2 maços de espinafre picado, cozido e espremido
  • 1 cebola picada
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • 2 latas de creme de leite light
  • colher (chá) de sal
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 4 ovos
  • 4 claras batidas em neve

Modo de preparo
Misture o espinafre, a cebola, o parmesão, o creme de leite, o sal, a noz-moscada e os ovos até ficar homogêneo. Em duas etapas, adicione as claras batidas em neve e misture lentamente. Distribua em forminhas individuais untadas e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até crescer e dourar. Sirva em seguida.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Greice Caroline Baggio, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM: