Escolha o melhor queijo branco para sua salada

Aprenda as principais diferenças entre tipos de queijo branco, que são leves, pouco calóricos e ajudam a emagrecer

Nada melhor do que saborear uma salada toda incrementada, contendo uma grande variedade de alimentos de diversificados grupos alimentares, como carnes, laticínios, frutas, dentre outras opções, não é mesmo? O queijo, por sua vez, é um aliado e tanto desse prato tão refrescante.

Porém, é necessário saber escolher bem a variedade que vai fazer parte do seu. Isso porque as versões amarelas (como gorgonzola, parmesão e cheddar) são altamente calóricas e, com isso, alteram o poder nutritivo da composição dominada por hortaliças.

Escolha o melhor queijo branco para sua salada

Shutterstock

“No caso dos queijos, eles são sim permitidos, mas deve-se optar pelos mais magros, como a ricota, o cottage e o tipo minas em sua versão light”, pontua a nutricionista Cristina Diestel. Nas linhas abaixo, você pode conferir algumas opções de queijos brancos que contam com uma quantidade menor de calorias, para não ter erro na hora de consumir juntamente à salada.

Saiba mais
Aprenda a preparar legumes gratinados com queijo coalho

Os queijos mais usados na cozinha

Os erros mais comuns na hora de fazer dieta

Ricota

Saladas e recheios lights são algumas das principais utilizações dessa variedade, que apresenta 174Kcal a cada 100g. É produzida a partir do soro de alguns tipos de queijos, possuindo uma textura bem leve.

Cottage

Essa variedade, considerada a versão mais magrinha de queijo que existe, tem apenas 98Kcal a cada 100g, sendo ideal para incluir na salada, além de contribuir para tornar uma série de pratos bem mais leves, como panqueca, tapioca, sanduíches e legumes recheados.

Brie

Delicioso e um pouco mais calórico em relação às versões anteriores (apresenta 334Kcal a cada 100g), apresenta uma crosta branca e um recheio bem cremoso. Incluí-lo na salada traz um toque de sofisticação e um sabor especial.

De minas

Sendo a versão frescal a mais leve (o light apresenta certa de 138Kcal a cada 100g, enquanto o normal em média 203Kcal), ele é saboroso e vantajoso em relação ao meia cura, que apresenta mais gorduras em sua composição.

Cammembert

Ele é uma variação do queijo brie, porém, mais mole e com sabor mais suave. Vai bem em molhos, pastas e saladas e conta com 299kcal a cada 100g.

Consultoria: Cristina Diestel, nutricionista