Ervas e especiarias: adote diferentes temperos e tenha mais saúde!

Descubra o poder das ervas e especiarias e proteja o organismo de forma natural, com muito sabor e mais diversidade no cardápio!

FOTO: iStock.com/Getty Images

A lista de ervas e temperos que trazem benefícios à saúde é extensa. Descubra exemplos de ingredientes que fornecem nutrientes e sabor às suas receitas de forma bem versátil! Sabe aquele alho usado para temperar tantos pratos? E a canela polvilhada em tantas receitas? Eles são muito mais úteis do que apenas para dar mais sabor. Então, confira as vantagens de incluir ervas e especiarias na sua alimentação!

as ervas e especiarias garantem sabor e muitos benefícios à rotina

Fontes de substâncias antioxidantes, as ervas e especiarias fornecem muito sabor e FOTO: iStock.com/Getty Images

Alecrim

De cheiro e gosto marcantes, o alecrim, além de dar sabor aos pratos, fornece, por meio dos seus nutrientes, muitos benefícios ao organismo. “Popularmente, o alecrim é utilizado para má digestão, asma, bronquite, tosse, reumatismo e problemas cardíacos”, esclarece o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit. A planta ainda estimula a digestão de gorduras, reduz a formação de gases, protege o fígado e alivia cólicas menstruais. Quando se fala em problemas respiratórios, a erva também dá um show. Isso porque atua como expectorante, aliviando a tosse e o muco.

Alho

O grande trunfo do tempero está na alicina, uma substância antioxidante que ajuda a combater o colesterol, evita que as gorduras se instalem nas artérias, o que previne problemas de circulação sanguínea, além da eliminação de toxinas, que prejudicam o organismo.

Canela

Ela tem entre seus principais benefícios o poder termogênico, isto é, ela ajuda a aumentar a temperatura do corpo, o que faz com que o metabolismo acelere e, consequentemente, aumente a queima de calorias do organismo.

Hortelã

Não é à toa que a hortelã (Mentha spicata) é usada como aroma em cremes dentais e balas. Conhecida pelo sabor marcante, a erva é agradável ao paladar e à saúde, pois possui propriedade antisséptica, expectorante, antioxidante e antiviral. Além disso, atua no alívio às dores e inflamações dentárias

Manjericão

Basta incluí-lo ao molho de massas para sentir toda a diferença no sabor. “O manjericão é popularmente utilizado para melhorar a digestão das gorduras, eliminar os gases intestinais, auxiliar nas dores reumáticas e nos problemas respiratórios”, comenta José. Além disso, o consumo da erva auxilia no alívio dos incômodos decorrentes da azia e má digestão.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria:José Bassit, especialista em medicina complementar e fitoterapia

 

LEIA TAMBÉM: