Conheça as ervas dos Orixás contra más energias e use-as no seu dia a dia

Obtenha os benefícios destas plantas para a sua vida, deixando-as em casa, no trabalho ou levando-as na bolsa

ervas dos orixás
Foto: Shutterstock

Muitas são as plantas que possuem benefícios para o organismo, seja em forma natural, chás, temperos ou, ainda, como princípio ativo de remédios. Mas, além dessas propriedades curativas, algumas também tem seu lado místico, que despertam o lado espiritual de cada um. As conhecidas ervas dos Orixás são excelentes exemplos que espécies que podem fazer a diferença no cotidiano de seus portadores.

Enquanto que algumas afastam a inveja e o mau-olhado, outras são mais eficazes por estarem associadas às forças de seus deuses. Podendo ser utilizadas em forma de chá ou de um banho especial de descarrego. Quando deixadas na decoração da casa, colaboram para um ambiente harmonioso. Quer saber mais sobre elas? Então, confira a sua e use-a ao seu favor.

O poder das ervas dos Orixás

Ogum (21/03 a 20/04) – Alamanda

Essa erva, normalmente, é usada em banhos de descarrego e como tratamento caseiro de doenças de pele e sarna. Ajuda na autoconfiança e no processo de decisão de alguma tarefa. Mas atenção, ela não pode ser ingerida, pois é tóxica.

Oxóssi (21/04 a 20/05) – Manjericão-roxo

A planta é utilizada em banhos de limpeza e reforço de proteção. Também é usada na defumação, como purificador do ambiente. Se colhida e posto para secar, a erva previne raios em dias de tempestades.

Ibejis (21/05 a 20/06) – Alfazema

É aplicada em rituais de limpeza, tanto pessoal, quanto do ambiente. O perfume dessa erva é muito usado nas magias amorosas. Seu chá é poderoso na medicina popular, como regulador da menstruação.

Oxum (21/06 a 21/07) – Folha de vintém

É uma das ervas dos Orixás de maior apelo para a prosperidade. Seu poder está vinculado a fartura não só física, como de sentimentos bons. Ajuda a desenvolver o lado emocional e possibilita novas oportunidades na vida.

Xangô (22/07 a 22/08) – Baleeira

Muito presente em banhos de limpeza e descarrego. Ela ajuda na abertura de caminhos de pessoas que passam por problemas e para destruir energias negativas. Ela é muito boa se usada em bochechos, curando dores de dentes, ajudando na desinflamação dos tecidos da boca e, se cozida, na cicatrização de feridas.

Obaluaiê (23/08 a 22/09) – Sete sangrias

Delicada, colorida e singela. Faz florecer um perfil mais modesto e livre para os seguidores de Obaluaiê. Motiva a curiosidade e melhora o humor de todos os ambientes da casa.

Oxumaré (23/09 a 22/10) – Alteia

Diferente das outras ervas dos Orixás, essa planta possui uma estrutura singular, que chama atenção para a delicadeza da sua flor. Promove harmonia em qualquer situação, além de trazer otimismo, paz e amor para seu portador.

Nanã (23/10 a 21/11) – Alfavaca roxa

Seu beleza está vinculada ao seu poder de atrair o charme e a simpatia para quem a manuseia. Desperta um lado mais analítico e inteligente, quando carregado na carteira ou deixado na mesa do trabalho. Em casa, ajuda na concentração e produtividade.

Iansã (22/11 a 21/12) – Sensitiva (Dormideira)

É outra planta usada para realizar banhos de descarrego para renovar as energias e se proteger da inveja e mau-olhado. Carrego um ramo com você ou deixe-a em um local de luz em casa. Mas atenção, ela não pode ser ingerida, pois é tóxica.

Omulu (22/12 a 20/01) – Babosa

Essa planta já é bastante conhecida pelos seus benefícios na beleza e saúde do corpo. No campo espiritual, ajuda no determinação e gera confiança. Propicia um cômodo relaxante, perfeito para lidar com assuntos que merecem cabeça livre.

Oxalá (21/01 a 19/02) – Alecrim

Usado em rituais de defumações e em banhos de descarrego. Ele também pode melhorar a tosse e a bronquite se usado em chás. Quando deixada em casa, purifica o ambiente com o seu odor e desperta a alegria pelo ambiente.

Iemanjá (20/02 a 20/03) – Camélia

Usada em simpatias que envolvem banhos de amor, pois a flor dessa planta chama energias positivas e aproxima os corações. Seu astral também ajuda na paz interior, possibilitando um equilíbrio emocional contínuo.

Banho especial das ervas

Coloque cinco folhas da erva do seu Orixá em um litro de água fervida. Deixe a mistura amornar, coe, acrescente um pouco de sal grosso e despeje em seu corpo, do seu pescoço para baixo, após tomar o banho diário, de preferência no período da noite.

Repita o ritual três dias seguidos. Durante o banho, reze e peça ajuda para se livrar daquilo que está lhe fazendo mal. Use a vasilha depois de lavada. Jogue os restos no lixo. E lembre-se de sempre se enxaguar logo em seguido da magia, passando sabonete pelo corpo.

Leia também: