Entupidos, nunca mais: soluções práticas para o dia a dia

Pias e vasos entupidos podem ser um problema. Aprender como desentupi-los pode garantir economia e praticidade na hora de realizar pequenos consertos.

Por Lara Pires - 28/03/2017
Pia e vasos entupidos não precisam mais ser um problema.

Foto: iStock.com/Getty Images

Imóveis necessitam de pequenos reparos periódicos para manterem a funcionalidade e o conforto. Pias e vasos entupidos podem ser um problema. Por isso, aprender como desentupi-los pode garantir economia e praticidade na hora de realizar pequenos consertos.

Cuidados

Antes de resolver os problemas da casa, deve-se ficar atento para o grau de dificuldade da situação e utilizar os materiais adequados para o reparo. Caso a situação envolva louças ou metais do banheiro ou da cozinha, é necessário desligar o registro geral para evitar vazamentos. “Silicone, fita teflon, anéis de vedação e rejuntamento são os melhores aliados e evitam transtornos”, conta a arquiteta Vanessa de Mani, consultora da Telhanorte.

Pia

Após colocar luvas de borracha, “é necessário retirar o copo abaixo da pia e eliminar todo o resíduo. Depois, lavá-lo e encaixá-lo novamente”, ensina Vanessa. A máquina de desentupir, o hidrojato e o desuntupidor comum também são outras alternativas. Pode ser necessário realizar a limpeza do sifão. Nesse caso, basta colocar um balde embaixo ao desrosquear a peça, para não sujar sua superfície.

Pia e vasos entupidos não precisam mais ser um problema.

Foto: iStock.com/Getty Images

Vaso sanitário

O desentupidor comum pode ser utilizado ao acrescentar mais água ao vaso sanitário e acionar a descarga ao mesmo tempo. “Caso esta opção não funcione, é necessário acionar um profissional especializado”, afirma a engenheira Katiuscia Ignes, da Dr. Faz Tudo.

Pia e vasos entupidos não precisam mais ser um problema.

Foto: Shutterstock.com

Texto: Lara Pires | Consultoria: Vanessa de Mani, arquiteta da Telhanorte; Katiuscia Ignes, da Dr. Faz Tudo

LEIA MAIS