Relembre os homenageados no prêmio “Michael Jackson Video Vanguard” do VMA

O VMA premia artistas que causaram um grande impacto no mundo da música com esse prêmio de peso. Vamos relembrar quem já recebeu essa homenagem?

None
Foto: Michael Loccisano/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/08/2016 às 13:22
Atualizado às 13:22

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No último domingo (28.08),  Video Music Awards 2016 ocorreu em Nova York. Dentre os muitos premiados, Rihanna recebeu o grande prêmio “Michael Jackson Video Vanguard”.

Receber o moonman dourado é para poucos.

Fora da votação, ele é dado pelos organizadores do evento em reconhecimento a importância da trajetória do artista e sua videografia.

Rihanna recebe seu Michael Jackson Video Vanguard Award no Video Music Awards 2016

Foto: Michael Loccisano/Getty Images

Grandes nomes, cujos clipes tiveram grande impacto na indústria musical, já levaram o troféu para casa.

Antigamente, o prêmio era conhecido somente como Video Vanguard Award ou Life Achievement Award.

O primeiro Vanguard foi dado logo no primeiro VMA, em 1984.

Michael Jackson só teria seu nome ligado ao prêmio muito depois, em 1991. No entanto, após polêmicas sobre alegações de abuso infantil, o nome do cantor deixou de ser usado, só retornando oficialmente em 2011, já após sua morte.

Troféu "moonman" versão dourada, entregue aos premiados pelo Video Vanguard Award

FOTO: Reprodução

O prêmio não é anual, e os homenageados são anunciados semanas antes da premiação. Na noite do VMA os  artistas recebem o prêmio no final da cerimônia, após uma apresentação especial.

Vamos relembrar alguns deles?

The Beatles, David Bowie e Richard Lester

Primeiro Video Music Awards

Começando pelos primeiros a receberem a homenagem, na primeira edição do VMA em 1984.

Se alguma explicação para eles serem os escolhidos é necessária, os rapazes de Liverpool receberam o prêmio por seus curta-metragens feitos para várias de suas músicas, entre elas A Hard Day’s Night, dirigido por Lester.

Bowie recebeu por gravar um dos primeiros videoclipes como conhecemos ainda nos anos 70. Tê-los como primeiros vencedores já torna o prêmio uma honra, não é mesmo?

Michael Jackson

Michael Jackson recebe prêmio Video Vanguard em 1988

Em 1988, o Rei do Pop transformou a forma de se fazer videoclipes.

De uma ferramenta promocional apenas com artistas cantando e tocando, eles passaram a ser obras de arte, com uma história a ser contada, que Michael gostava de chamar de short films.

O icônico Thriller influenciou e ajudou a moldar a indústria musical como ela é hoje e, por isso, recebeu o seu merecidíssmo moonman dourado. Vale lembrar que nessa época o prêmio ainda não levava seu nome.

Guns N’ Roses

Guns N Roses recebe seu prêmio Video Vanguard no Video Music Awards 92

Em 1992, um ano após o prêmio ser renomeado de “Michael Jackson Video Vanguard Award”, a banda causou polêmica ao receber o troféu.

Ao fim do seu discurso de agradecimento, o vocalista da banda Axl Rose encerrou dizendo “Ah, e isso não tem nada a ver com Michael Jackson, obrigado”. 

4. Britney Spears

Lady Gaga entrega Video Vanguard Award para Britney Spears no VMA 2011

Foto: Kevin Winter/Getty Images

Agora relembrando os mais recentes homenageados, Britney recebeu o seu moonman dourado no VMA de 2011, após quatro anos sem ninguém receber o prêmio desde o diretor Hype Williams em 2006.

Após um tributo aos maiores hits da cantora, repleto de dançarinas encarnando os vários looks de seus clipes, Lady Gaga subiu ao palco para entregar o prêmio, encarnando seu alter-ego masculino Jo Calderone (aquele do clipe de Yoü and I, lembram?).

Elas quase deram um selinho, mas Britney interrompeu o momento dizendo “já fiz isso antes“, fazendo referência ao inesquecível beijo com Madonna e Christina Aguilera no VMA 2003.

5. Justin Timberlake

Justin Timberlake no Black Carpet com seus troféus moonman do Video Music Awards 2013

Foto: Jamie McCarthy/Getty Images for MTV

Antes de receber o prêmio das mãos de Jimmy Fallon em 2013, Justin fez uma apresentação de 15 minutos com seus maiores hits, e rolou até uma reunião com o ‘N Sync! Na mesma noite, ele ainda levou mais três prêmios, entre eles o de Vídeo do Ano, o mais importante da noite, por Mirrors!

6. Beyoncé

Beyoncé apresenta medley no Video Music Awards 2014

Foto: Mark Davis/Getty Images

Se tem Beyoncé no VMA, a gente já sabe que a premiação vai valer muito a pena, né?

Após lançar de surpresa seu auto-intitulado visual album em 2013, sem nenhuma divulgação, Queen B mexeu com o mundo da música pop e foi a homenageada de 2014.

Com uma performance de encher os olhos, que durou mais de 16 minutos e reuniu todas as músicas do BEYONCÉ, ela recebeu seu moonman dourado das mãos de seu marido Jay-Z e sua filhinha Blue Ivy.

Esse ano ela voltou a sacudir o mundo pop com um novo álbum visual, Lemonade, uma nova performance (literalmente) destruidora de 15 minutos, e se tornou a artista mais premiada da história do VMA, com 23 troféus no total.

7. Kanye West

Kanye West discursa após receber prêmio Michael Jackson Video Vanguard no VMA 2015

Foto: Kevork Djansezian/Getty Images

Kanye é outro que tem histórico de fazer essa premiação render.

Depois do inesquecível episódio em que ele toma o microfone da mão de Taylor Swift no VMA 2009, ano após ano ele aparece para causar de alguma forma!

Em 2015, a própria Taylor Swift foi quem entregou o prêmio para o rapper, fazendo referência ao ocorrido entre os dois e “fazendo as pazes” (o que não durou muito tempo).

Kanye fez um longo discurso de agradecimento e anunciou que concorreria para presidente dos Estados Unidos em 2020.

8. Rihanna

Drake entrega prêmio Michael Jackson Video Vanguard para Rihanna no Video Music Awards 2016

Foto: Michael Loccisano/Getty Images

Rihanna, grande premiada de 2016, fez não uma, mas QUATRO apresentações ao longo da premiação, reunindo alguns de seus sucessos e botando todo mundo para dançar.

Quem entregou o prêmio foi Drake, parceiro de várias músicas que até admitiu ser apaixonado pela bad girl há um bom tempo.

A internet toda torceu para rolar um beijinho, mas bateu na trave e Rihanna só agradeceu pelo prêmio mesmo. Não foi dessa vez, Drake.

Entre outros premiados que não mencionamos nessa lista estão Madonna, Peter Gabriel, George Michael, Janet Jackson, Bon Jovi, The Rolling Stones, R.E.M., Beastie Boys, Red Hot Chilli Peppers, U2 e Duran Duran.

Todos merecidíssimos, não é?

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.