ENTRETENIMENTO

Verdade ou mito: a Torre de Babel realmente foi construída?

Após anos e anos de pesquisa, trechos da Bíblia permanecem obscuros. Conheça o mistério escondido por trás da construção da Torre de Babel

None
FOTO: Pieter Bruegel/Wikimedia

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/01/2017 às 12:41
Atualizado às 17:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nossa existência está envolta em mistérios que nem mesmo a o tempo e as pesquisas foram capazes de solucionar. A Bíblia não é um livro de mágica, tampouco um conto de fadas, ainda assim carrega consigo histórias repletas de enigmas e mistérios, além de lacunas não preenchidas pelos relatos históricos.

Torre de Babel

E disseram: Eis, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra (Gênesis 11:4).

torre-babel-bíblia

FOTO: Wikimedia/ Domínio público Estados Unidos

Essa torre de fato foi levantada ou não passa de um mito? Teriam sobrado vestígios dessa grande construção? De acordo com fatos históricos, Babel era capital do Império Babilônico e, na época, um grande centro econômico que recebia pessoas de todos os lugares.

Em Gênesis 11:9, lê-se que por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra”. Deste modo, atribui-se até hoje um significado de confusão à “Torre de Babel”.

O nome da torre também se relaciona com o versículo já que “Babel” seria uma derivação da palavra hebraica Bavél, que quer dizer “confundir”.

Em Jericó, na Palestina, uma torre de 8,5 metros foi descoberta em 1952 e seria uma possível prova de que esse edifício seria um dos primeiros arranha-céus da história da humanidade, porém, nada foi confirmado cientificamente.

torre-babel-bíblia

FOTO: Pieter Bruegel/Wikimedia

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral  Edição: Nathália Piccoli